21ª Quermesse de Garopaba: Evento começa nesta quarta com show

Garopaba

Música, arte, cultura e gastronomia são alguns dos elementos que estarão reunidos na 21ª edição da Quermesse, que ocorre entre esta quarta-feira até o próximo domingo, em Garopaba. O evento consagra-se uma das festas populares mais tradicionais da região Sul do Estado.
Uma superestrutura de 32 mil metros quadrados de área, destas 8 mil de coberta, tem sido montada para receber cerca de 60 mil visitantes. Food park, apresentações culturais, humor, dança, bandas locais, gastronomia açoriana, quitutes da época e 50 expositores farão parte do evento, que inicia nesta quarta-feira.

Para o prefeito Sérgio Cunha, o evento tem se reinventado ao longo dos anos. “Toda edição propomos trazer uma novidade e melhorar a infraestrutura do evento. Nossa Quermesse é direcionada para nossos moradores e visitantes mas, principalmente para valorizar nossa cultura que é tão forte”, ressalta.

O Secretário de Turismo, Esporte e Desenvolvimento, Jackson Sena, o evento atrai muitos visitantes da região que, além de aproveitar as atrações, veem prestigiar com a sua família nossa programação cultural e nossa rica gastronomia. “A Quermesse movimenta e aquece o comércio de Garopaba, isso é muito importante pois movimenta nossa economia e gera renda na baixa temporada, além de contribuir para a arrecadação de recursos das entidades envolvidas direta e indiretamente”, destaca Jackson.

Ronaldo Neves dos Santos, da Mistério Produções e Eventos, relata que a montagem está na fase final. “São cerca de 500 profissionais, além de todos os setores da administração municipal envolvidos para proporcionar mais um evento inesquecível, aliando diversão e segurança para todas as idades”, frisa.

Segundo ele, o público pode esperar um evento com total segurança e estrutura para receber toda a família, com diversas opções de gastronomia entre elas quitutes típicos da época e a tradicional ‘Tainha na Telha’, expositores, um grande parque de diversões, e uma das maiores programações e atrações da região. O evento ocorre no centro de Garopaba, na rua do ginásio municipal de esportes, ao lado da rodoviária. A entrada é gratuita em todas as áreas.

Atrações

Com uma das maiores programações musicais proporcionadas, gratuitamente, na região, a Quermesse recebe na quinta-feira,  Luiz Carlos e sua banda, que vão apresentar seus maiores sucessos ao longo dos 25 anos de existência. O show será em cima do sucesso ‘Raça Negra e Amigos II’, último DVD da banda gravado ano passado. O público pode esperar um set list recheado com os maiores sucessos do grupo, a exemplo de “Cigana”, “Que Pena”, “Cheia de Manias”, e claro, muitas outras canções prometem embalar a noite.

Na sexta-feira, é a vez da dupla sertaneja Marcos e Belutti, que completaram 11 anos de carreira. No repertório, sucessos como “Domingo de Manhã” e “Aquele 1%”, além dos diversos singles que a dupla tem consagrado no cenário musical, além do recente lançamento do DVD em comemoração aos 10 anos de carreira, ‘M&B 10 Anos’, que é mais um projeto da dupla.

 A banda RPM sobe ao palco no sábado. Entre as bandas de rock mais populares do país nos anos de 1984 a 1987, foi uma das mais bem sucedidas da história da música brasileira. Na segunda metade dos anos 80, conseguiram bater todos os recordes de vendagens da indústria fonográfica brasileira. Fernando Deluqui, Dioy Pallone, Luiz Schiavon e Paulo Pagni prometem enlouquecer os fãs com a performance que estão preparando. A banda já tem duas canções inéditas circulando em todas as plataformas digitais, “Ah! Onde Está Você” e “Escravo da Estrada”. E prometem enlouquecer o público com seu sucessos consagrados como “Olhar 43”, “Rádio Pirata” e “London London”.

Além dos shows nacionais, uma extensa lista de convidados e de bandas regionais agitam o público. “Também queremos valorizar os artistas locais”, afirma o secretário Jackson Sena.

 Cultura

Conforme o diretor de cultura, Marcus Israel, as atrações culturais do evento em todos anos, são um dos principais pontos fortes da tradicional festa. “A Quermesse nasceu da valorização da cultura local. Todos os anos o público é contemplado com grandes apresentações e o tradicional desfile de Carros de Boi, além da tradicional gastronomia açoriana”, destaca o diretor.

Gastronomia

A área gastronômica do evento sempre foi uma das principais atrações para o público que visita o evento, quitutes de época, as tradicionais barracas de entidades de Garopaba e a famosa ‘Tainha na Telha’, movimentam o espaço que, este ano, comporta 2.6 mil pessoas sentadas. A novidade este ano é um espaço reservado para os famosos ‘food trucks’.