Santo Antônio dos Anjos: Tradicional bolo será cortado nesta quinta-feira

Laguna

A comunidade católica de Laguna realiza desde o início deste mês mais uma Festa a 343ª festa em Honra a Santo Antônio dos Anjos. Comemorado hoje, o dia é dedicado ao padroeiro. A festa começou no último dia 1º, com a trezena. As celebrações seguem nesta quinta-feira, com missa às 19h30, na Igreja Matriz, almoço festivo, Trezena de Santo Antônio e diversas atrações.

Nesta quinta é feriado municipal na Cidade Juliana  e os visitantes movimentam a igreja pedindo as bençãos. O santo, é um dos mais tradicionais da igreja católica, é popular por ser conhecido com o santo casamenteiro, também para ajudar a encontrar objetos perdidos, onde é solicitado através de orações.

São inúmeras as histórias de santo Antônio. Não são todas as mulheres, mas boa parte delas sonha que o seu grande amor as peçam em namoro, algumas almejam entrar na igreja vestidas de noiva e outras só querem um marido. Para todos os desejos, a tradição que se faz presente é fazer um pedido a Santo Antônio. Para os católicos, ele é considerado como o Santo Casamenteiro.

São inúmeras histórias que o envolvem, a mais famosa delas é de uma jovem que queria encontrar um marido e por isso fazia todos os dias orações e colocava junto à imagem de Santo Antônio flores que ela colhia em seu jardim. Já cansada de esperar, um dia a jovem atirou a imagem do Santo pela janela! O objeto caiu então na cabeça de um rapaz que se apaixonou por ela e mais tarde os dois se casaram.

A história da jovem Tamires Martins Cunha não é muito diferente. Ela conta que em dezembro de 2011, ganhou de uma amiga a imagem do santo e poucos dias depois começou a se relacionar com o seu atual marido. “No Natal, uma amiga e eu nos presenteávamos. Como estava solteira, ela me deu um Santo Antônio e disse que ele me ajudaria a encontrar um namorado. Na hora nem liguei muito e deixei a imagem guardada. Até que no dia 12 do mês seguinte comecei a ficar com um amigo da minha irmã, com o tempo namoramos e agora estamos casados. Conhecíamo-nos há alguns anos e não esperava que o amor estava tão perto”, recorda.

O pesquisador de Laguna, Nelson José Gomes Siqueira, destaca que todos os anos, à 0h do dia 13 de junho, dezenas de mulheres solteiras batem na porta do lado de fora da Igreja Santo Antônio dos Anjos, no centro da Cidade Juliana, para pedir um relacionamento. “São muitas as histórias e pedidos. Quanto às graças, acredito que diversas mulheres receberam porque se ela não ocorresse não haveria a propagação deste assunto”, resume.