sábado, 24 de agosto de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Geral

União Estável: Palestra será ministrada na Unisul nesta quinta

O palestrante é o professor doutor de Direito Civil e Direito Processual Civil, Mário Delgado, de São Paulo

Publicado em 12/06/2019 21h13

Tubarão


Quais os direitos dos companheiros?É namoro ou união estável? É possível formalizar um documento para constituir um ou outro?  Essas são dúvidas comuns da sociedade e que deverão ser esclarecidas hoje, durante a palestra do professor de Direito Civil e Direito Processual Civil, Mário Delgado, de São Paulo, que será ministrada às 19h30, no Salão Nobre da Unisul.


O evento tem como tema central a ‘A sucessão na união estável e o estado atual da arte: o companheiro se tornou herdeiro necessário após a decisão do STF?”. A temática versa sobre o direito de família na atualidade e é promovida pelo curso de direito da Unisul.


Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nos Recursos Extraordinários 646721 e 878694, equiparar cônjuges e companheiros para fins de sucessão, um do outro, inclusive em uniões homoafetivas. Conforme, os especialistas em direito, essa decisão rompe um paradigma importante e reflete, diretamente, nas questões patrimoniais decorrentes da sucessão, ao considerar inconstitucional o artigo. 1790 do Código Civil, que estabelecia condições menos favoráveis ao companheiro e a companheira, na sucessão de um ou de outro, equiparando-os, todos, às condições de sucessão aplicáveis aos cônjuges em geral (art. 1.829 do Código Civil).


De acordo com a Suprema Corte, não existe elemento de discriminação que justifique o tratamento diferenciado entre cônjuge e companheiro estabelecido pelo Código Civil, independente da orientação sexual. Em função disso, a partir de agora quem vive em união estável inclusive decorrente de relação homoafetiva vai participar da sucessão do outro, com base nas mesmas regras aplicáveis aos cônjuges.


VOLTAR
Banner ServerDo.in
Banner ServerDo.in
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2019.