Especial Tubarão 149 anos | Arte da Terrinha: Cultura em franca evolução na Cidade Azul

Tubarão

Arena Mutiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, Biblioteca Pública, Centro Municipal de Cultura – Willy Zumblick e Museu Ferroviário são alguns dos principais pontos turísticos de Tubarão. O município conta com uma agenda cultural bastante agitada, com opções de entretenimento tanto pagas quanto gratuitas. Não é de hoje que a Cidade Azul se tornou palco de grandes eventos, como shows, exposições de artes e peças de teatro.

Conforme o maestro do Coral Municipal de Tubarão, Gerado Corrêa, o setor cultural tubaronense tem evoluindo muito nos últimos tempos. “Temos em nossa cidade uma grande gama de entidades, que representam com muita qualidade o nosso município. Somos contemplados com várias ramificações culturais como: Museu Ferroviário, a Unisul, com seus projetos culturais, a Academia Tubaronense de Letras (Acatul), a Lira tubaronense, entidade centenária e sempre presente quando solicitada nos eventos culturais. Há também o Museu Zumblick, que nos presenteia com 72 obras do artista Willy Zumblick na esfera municipal, estadual, interestadual e no exterior, mostrando sua arte por meio das obras pictóricas, que contam com muita autenticidade as histórias de Santa Catarina”, destaca.

Corrêa lembra ainda, que bandas e fanfarras fazem parte da cultura local, além de outras entidades, que colaboram com o desenvolvimento do município. “A Casa da Cidade, prédio tombado e histórico, que no momento foi revitalizado. O Coral Municipal de Tubarão, é composto por 34 integrantes de vários bairros e que tem mostrado a qualidade e a força da música. O coral tem representado o nosso município em festas comemorativas, festivais e etc… Nossa cultura é recheada de grandes valores, que destacam a nossa cidade, proporcionando melhor qualidade de vida para os cidadãos que nela habitam”, enfatiza.