Governo da Alemanha aconselha judeus a não usarem quipá em público

Foto: Frank Rumpenhorst / dpa / AFP
Foto: Frank Rumpenhorst / dpa / AFP

O governo da Alemanha aconselhou, neste sábado (25), à comunidade judia que não use o quipá — item religioso de vestuário que homens da religião usam na cabeça — em público em todos os lugares do país, devido ao aumento na quantidade de crimes antissemitas.

“Não posso aconselhar aos judeus que usem o quipá em todos os lugares da Alemanha o tempo inteiro. Infelizmente preciso dizer isso”, afirmou o comissário de antissemitismo do país, Felix Klein, segundo o jornal “Die Welt”.

Um dos motivos seria a imigração, para a Alemanha, de pessoas de países muçulmanos, afirmou o ministro das Relações Exteriores do país, Heiko Maas, em entrevista ao jornal. Em 2015, o país recebeu mais de 1 milhão de pedidos de asilo, principalmente dos que fugiam da guerra na Síria.

“Muitas das pessoas que vieram para cá já tinham, desde cedo, introjetado clichês antissemitas”, afirmou Maas. “Essas caricaturas ficam internalizadas e não se perdem com a passagem pela fronteira”, disse.

Por outro lado, o ministro também alertou sobre o aumento do preconceito contra muçulmanos. “Em uma Europa livre e tolerante, nós precisamos proteger de ofensas uma mulher cobrindo a cabeça tanto quanto um homem usando um quipá”, lembrou.

O número de ataques contra judeus na Alemanha cresceu de 1.504 em 2017 para 1.648 em 2018, diz a Deutsche Welle — um aumento de 10%. No ano passado, um homem usando a Estrela de Davi, que aparece na bandeira de Israel, foi espancado no centro de Berlim. Algumas semanas antes, um jovem sírio de 19 anos atacou um israelense árabe e o amigo dele ainda à luz no dia. Ambos usavam quipás, e o ataque foi presumido como sendo antissemita.

Do outro lado, a população judia alemã também sofre preconceito da extrema-direita do país — cerca de 90% dos crimes vêm de radicais de direita, diz o “Die Welt”. Quando são cometidos por muçulmanos, costumam vir daqueles que já moram há mais tempo na Alemanha.

Liberdade religiosa

O ministro do Interior do estado da Bavária, Joachim Herrmann, discordou do alerta do comissário de antissemitismo e encorajou os judeus alemães a usarem o quipá, afirmando que isso faz parte da liberdade religiosa.

“Todos podem e devem usar o quipá, não importa onde ou quando quiserem”, afirmou no sábado (25). “Se nós cedermos ao antissemitismo, entregamos o jogo à ideologia de direita”, disse.

Klein sugeriu que a polícia, professores e advogados sejam mais bem treinados para reconhecer o que constitui o antissemitismo.