Espetáculo vai contar a vida de Anita Garibaldi em Tubarão

Nascida em Laguna, atual localidade de Morrinhos em Tubarão, em 30 de agosto de 1821, Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, será uma das homenageadas no aniversário de 149 anos do município. A vida da revolucionária que lutou pela unificação da Itália ao lado do marido Giuseppe Garibaldi será contada por meio de um espetáculo cênico musical, idealizado por professores e alunos da rede municipal, em parceria com o Museu Ferroviário.

Com cerca de uma hora de duração, o espetáculo “Anita Garibaldi, a pequena de Morrinhos”, será apresentado no próximo dia 27, às 19h30min, na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, e terá entrada franca.

Desde março, professores e estudantes de dez unidades de Educação Básica selecionadas estão estudando o tema. “A intenção é evidenciar esta importante personagem, apresentando a figura histórica de forma diferente, lúdica e acessível para os estudantes”, explica a assessora de Arte da Fundação Municipal de Educação, Cristina Gomes do Santos, coordenadora do projeto.

O trabalho foi iniciado a partir de análises dos quadros do artista Willy Zumblick, seguido por estudos e pesquisas históricas. Um curso de capacitação preparou os professores, que estudaram a figura de Anita Garibaldi como um símbolo tubaronense. Oficinas de teatro ministradas pela professora Fernanda Neves e de dança conduzidas pela professora Bianca Nunes Micheleto e os ensaios, que ocorrem atualmente, completam a lista de práticas pedagógicas necessárias à produção do espetáculo.

Cerca de 200 pessoas estão envolvidas no projeto coordenado pela Fundação Municipal de Educação e dirigido pela museóloga Silvana da Silva de Souza, do Museu Ferroviário de Tubarão, parceiro do evento.