Rádio Tubá: Emissora comemora nesta quarta-feira 72 anos de fundação

A Rádio Tubá completa nesta quarta-feira (8), 72 anos de história, levando o compromisso de uma programação pautada na ética e com o ouvinte. Filiada à Rede Católica de Rádio (RCR), à Rádio Aparecida e à Rádio Vaticano. A sua história tem início em 4 de novembro de 1946, quando Antônio Dácio de Farias adquiriu um aparelho de alta potência, da empresa Brygton e Cia. de São Paulo. Surgiu, então, a Empresa de Propaganda Tubá. Esta sociedade foi registrada no dia 28 de novembro daquele ano e tinha como sócios Alcides Santos Nunes, como diretor gerente; Edgar Cunha, diretor comercial; Antônio Dácio de Farias, diretor técnico; João Orlandi Côrrea, diretor tesoureiro; Edgar Lemos e Antônio Nuernberg como diretores fiscais.

Em 22 de março de 1947, foi constituída a sociedade conforme normas exigidas pelo Serviço Rádio Elétrico do Departamento de Correios e Telégrafos do Ministério de Viação e Obras Públicas. Mas só no dia 8 de maio daquele ano, foi registrada a Sociedade Rádio Tubá Ltda na Junta Comercial do Estado.Um ano mais tarde, João Orlandi Côrrea, Antônio Nuernberg e Edgar Cunha rescindiram a sociedade e o engenheiro Annes Gualberto passou a ser o novo sócio.

 A Diocese de Tubarão adquiriu, então, as cotas de Annes Gualberto, em 1957, e, dois anos mais tarde, as cotas que faltavam de Edgar Lemos, indicando como diretor, o Padre Raimundo Ghizzoni. As instalações da Tubá ficaram situadas, por longo tempo, na parte superior do prédio em frente à praça Centenário, transferindo-se, no final da década de 1960, para o atual prédio, nas proximidades da Catedral Diocesana.

Na enchente de 1974, que marcou a história da Cidade Azul, a Rádio Tubá prestou diversos auxílios à população, foi a única emissora que continuou a transmitir a sua programação no município, em virtude das cheias. Em 1976 a empresa restaurou a sua estrutura e também os transmissores, procurando trazer melhor qualidade sonora aos ouvintes. Nomes como Walter Zumblick, Humberto Fernandes Mendonça, Alfredo Silva, Tuta Silveira, Odery Ramos, Zuleide Fernandes, Lício Silva, Paulinho Quaresma, Luiz Gonzaga, Leone Carvalho, Luiz Colaço, Aderbal Lemos, Walmor Silva e Sinval Barreto foram os grandes destaques da fase antiga da emissora.

Hoje, agradecidos por tão grande serviço prestado à comunidade, por meio de sua direção, funcionários, colaboradores voluntários e apoiadores, a Rádio Tubá www.radiotuba.com.br – emissora da Diocese de Tubarão – conta também com o auxílio televisivo, da TV Tubá, que recentemente completou 3 anos no ar, pelo canal 20 da TVC ou pela internet através do site www.tvtuba.com.br e com toda sua programação transmitida ao vivo também pela fã page no Facebook. Tanto a Rádio quanto a TV, contam também com aplicativo, para celular, onde se pode acompanhar toda a programação.

    

Lideranças da Igreja Católica repercutem aniversário da emissora

Dom Darci José Nicioli, Arcebispo de Diamantina.

“72 anos de serviço a evangelização, uma história bonita. Acredito que seja uma das rádios mais antigas do Brasil. Exercitar uma comunicação que liberta, que promove o encontro como vem pedindo o santo padre, o Papa Francisco. É desta maneira que nós exercemos o nosso cristianismo, de uma forma concreta, eficaz, unindo a todos, porque Deus não é solidão, é comunhão. Nesta comunhão, os meios de comunicação são importantes. Força nestes 72 anos e também nos próximos que virão, parabéns Rádio Tubá, aqueles que são radiouvintes e aqueles que trabalham e trabalharam na emissora”.

Dom João Francisco Salm, bispo diocesano de Tubarão

“A Tubá completa 72 anos de existência. É um aniversário, e, como todos sabem aniversários são momentos especiais. É um momento oportuno para reflexão, para uma tomada de consciência de quem se é e, daquilo que se foi, de onde se vem e em qual direção se quer continuar a caminhar. Neste dia de 72 anos da Tubá, vale a pena recordar essa existência de tantos anos. O padre Raimundo e tantos outros podem nos contar tantas e belas histórias. Quero agradecer as pessoas que trabalharam e que trabalham na Tubá pelo empenho, dedicação e esforço sincero de manter sempre o compromisso com a verdade, a honestidade e a boa informação. Agradecemos aos patrocinadores, ouvintes, o clube do evangelizador. Desejamos que os trabalhos continuem e sigam por muito tempo” .

Dom Hilário Moser,  bispo emérito da Diocese de Tubarão

“Quero dar a Rádio Tubá merecidos parabéns. 72 anos difundidos dia e noite com uma palavra amiga, uma palavra boa, verdadeira e prestando serviços em particular, levando a palavra de Deus a muitas famílias e muitos corações. Só Deus sabe todo bem que foi feito por meio da emissora. Faço votos que ela continue a existir, sempre aperfeiçoando mais a sua peculiaridade, tornando sempre mais um grande meio de união, solidariedade, comunhão fraterna e anúncio do evangelho de Jesus Cristo. Invoco sobre ela, as benções de Nossa Senhora da Piedade padroeira da Diocese de Tubarão”.