Catarinense participa de figuração de Game of Thrones

“Game Of Thrones” chegou a sua oitava e última temporada neste domingo na HBO, como uma das séries mais grandiosas em todos os quesitos da história da TV. Seus números são superlativos: recebeu  110 indicações para prêmios, levou 47 Emmy e arrecada US$ 1 bilhão anuais para o canal HBO. Com cenas e figurinos épicos, durante suas oito temporadas sete países foram usados como cenário, com 30 locais de gravação.

A produção alcança mais de 180 países e une milhões de fãs no mundo todo – só para ter uma ideia o episódio final da sétima temporada foi visto por 16,5 milhões de pessoas só nos Estados Unidos. E de Florianópolis, uma moradora do bairro Bom Abrigo aguarda ansiosamente pelos derradeiros episódios.

Especial Game of Thrones: O inverno chegou na Ilha 

A arquiteta e urbanista Laís Pina, não é uma fã comum, ela foi figurante no último episódio da quinta temporada, na cena da famosa Walk of Shame da Cersei – “a caminhada da vergonha”, castigo que passa a personagem Cersei. Em 2014, enquanto estava fazendo um intercâmbio na Inglaterra, ela foi viajar com amigos brasileiros para a Croácia. A primeira cidade que eles visitaram foi Dubrovnik e descobriram que a cidade era palco das gravações da série.

“O reino de King’s Landing se passa em Dubrovnik. Já ficamos super empolgados só de ver partes dos sets de filmagem (imagina participar. Mal sabíamos…) Durante um passeio conhecemos o Bruno, um brasileiro que estava participando como figurante nas gravações. Ele nos falou que a produção estava em busca de novas pessoas para fazerem figuração, e disse que se quiséssemos tentar participar, deveríamos esperar o ônibus da produção da HBO, as 3h da manhã, em uma praça. Parecia bem suspeito, mas como estávamos em nove pessoas, fomos”.

Laís e os amigos entraram num ônibus de madrugada até um local onde havia os figurinos de gravação. “Eles avaliaram se nos tínhamos a “aparência” desejada, e um amigo meu que tinha muitas tatuagens e o cabelo raspado quase não conseguiu, mas no fim conseguiram tapar tudo e ele também participou! Assinamos um contrato de sigilo, que não poderíamos divulgar imagens antes do episódio ser lançado, etc, e também recebemos dinheiro por participar! Era em moeda da Croácia, e convertendo para libras dava £25”, conta a arquiteta.

O grupo então ganhou figurinos de “plebeus” de King’s Landing, teve cabelo e maquiagem caprichados para parecerem que estavam sujos. “Eles se preocuparam em sujar até as unhas, sendo que éramos só figurantes, achei a produção incrível e super atenta aos detalhes”, relembra Laís.

Quando o sol estava nascendo, eles chegaram na parte amuralhada de Dubrovnik para início das gravações. Havia muitas pessoas, todos trajados de “plebeus”. “Foi ai que eu vi a Lena Headey pela primeira vez. Eu tive uma reação de surpresa que não consegui controlar, e ela só olhou pra mim de canto de olho (de certo pensando, “fãs”…)”, diverte-se Laís.

Na cena da humilhação de Cersei

Laís lembra que deram pedaços de esponja que pareciam pedras, pedaços de pão e na cena eles tinham que jogar tudo contra a rainha na cena de Walk of Shame da Cersei. “Tínhamos que gritar muito, parecer enfurecidos e jogar coisas contra ela. A atuação da Lena era incrível, no meio daquele mar de gente ela se abaixava, tapava os ouvidos, se concentrava… e quando levantava estava com os olhos cheios de lágrimas, pronta pra gravar a cena”, conta.

Fãs já vivem o luto da série

Depois de sete bem-sucedidas e sempre aguardadas temporadas, “Game of Thrones” começa seu fechamento. Na season finale, serão seis episódios que terminam a longa saga que começou em 2011. Apesar de nove anos no ar, pelos fãs, ainda haveria fôlego para assistir mais.

Na internet, há muito spoiler nas redes sociais, grupos e fóruns sobre o destino de Jon Snow, Daenerys Targaryen, Cersei e Tyrion Lannister e o Trono de Ferro. “Procuro nunca ler spoilers, gosto da surpresa de saber tudo na hora! Mas acredito que muita gente vai morrer, seguindo o padrão das outras temporadas, e que cada episódio vai ser quase um filme de tanta coisa acontecendo. Não queria que acabasse já”, lamenta Laís. Até o dia 19 de maio, data do último episódio, é certo, a expectativa – e a angústia, chegarão ao ápice.