Temporal com granizo atinge diversas cidades do Rio Grande do Sul

Caxias do Sul (RS)

Um forte e rápido temporal atingiu diversas cidades da metade Norte do Rio Grande do Sul na tarde deste sábado. Na maioria delas, além de vento forte, o granizou deixou o solo branco com as pedras de diversos tamanhos. Segundo a MetSul Meteorologia, apesar de outono, o “ritmo atmosférico” ainda é de verão no Estado. Por isso, chuvas e temporais isolados são resultados de calor e da umidade (convecção) presente no Norte Gaúcho, padrão observado do fim da primavera ao começo do outono.

Cidades como Bento Gonçalves, que teve ventos acima dos 70 km/h, Caxias do Sul, Farroupilha, Roca Sales, Encantado e Torres foram atingidas pela chuva. Alguns destelhamentos foram registrados em municípios da Serra, mas o Corpo de Bombeiros ainda faz a varredura na região para ter uma maior precisão sobre os estragos. Pelo menos de 10 famílias precisaram de lonas para cobrir residências atingidas, em Farroupilha. 

Segundo o Corpo de Bombeiros em Caxias do Sul, houve diversas chamadas, a maioria por destelhamento de residências, além de quedas de árvores. No bairro Reolon, cerca de 15 casas ficaram destelhadas. Em princípio, ninguém teria ficado ferido. Também nos bairros  de Forqueta, Desvio Rizzo, Cidade Nova, Rio Branco, Santa Catarina e Kayser, houve relatos de acúmulo de granizo nas vias.

Segundo a MetSul, no domingo, entre as 16h e 18h, pode ocorrer novas chuvas e temporais na metade Norte do Estado.