Tubarão-martelo é avistado em praia de Laguna

Quem passou pela orla da praia do Ipuã, em Laguna, na manhã desta quinta-feira (7), presenciou uma cena inusitada: um tubarão-martelo apareceu nas águas do local. O animal se debatia e aparentava estar com dificuldade para voltar ao mar.

A Polícia Militar Ambiental foi acionada, mas quando chegou ao local o tubarão já estava morto. Três pessoas tentaram ajudar o animal à voltar para as águas, porém ele acabou retornando para a faixa de areia, já sem forças.

O tubarão-martelo media cerca de 2,5 metros de comprimento e deverá passar por necropsia feita pelos veterinários e pesquisadores do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) da Udesc Laguna.

A espécie

O tubarão-martelo (Sphyrna spp.) é um gênero de tubarão, característico pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas.

Os tubarões-martelo são os mais ameaçados de extinção. A população em 2003 correspondia a apenas 10% do número estimado de animais em 1986, ano em que os registros populacionais começaram a ser efetuados.