Ifsc abre inscrições para o Ensino Médio Técnico

Estão abertas até o próximo dia 6 as inscrições para o Ensino Médio Técnico do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc). Os cursos são gratuitos.

No Ensino Médio Técnico, o aluno faz um curso técnico integrado ao Ensino Médio. Para poder cursar, é preciso ter concluído o Ensino Fundamental até a data da matrícula. Cada curso possui 40 vagas e duração três anos.

As inscrições devem ser feitas pelo Portal de Inscrições do Ifsc (https://sistemadeingresso.ifsc.edu.br). Quem não tiver acesso à internet, pode ir a qualquer campus, onde há computadores disponíveis. Em Tubarão, a unidade funciona ao lado da Unisul, na marginal da BR-101, no bairro Dehon. Há uma taxa de inscrição de R$ 55,00. Quem não tiver condições de pagar a taxa ou for doador de sangue, pode solicitar a isenção do pagamento até 29 de outubro.

A seleção para os cursos é feita por meio de exame de classificação, que será realizado em 25 de novembro. A prova é composta de 20 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Matemática e dez de Língua Portuguesa.

Há reserva de vagas para estudantes de escolas públicas e, dentro desse quantitativo, para candidatos negros, pardos ou indígenas, com deficiência e de acordo com a renda bruta familiar.

As informações detalhadas sobre os cursos, pedidos de isenção de taxa, reserva de vagas e processo seletivo, entre outras, devem ser consultadas no Edital 08/2019-1, disponível no Portal do Ifsc (http://www.ifsc.edu.br/).