Sem espaço: Corpos são enterrados em corredores de cemitério

Laguna

Por falta de espaço, os mortos são enterrados nos corredores do cemitério de Laguna. Áreas, que deveriam servir de passagens para pedestres e tráfego de funerais, dão lugar às covas, abertas no chão no ‘desespero’ de encontrar locais para sepultar os mortos.

Os dois cemitérios públicos da cidade de 51 mil habitantes estão superlotados, o Da Cruz e Da Glória e de acordo com o procurador-geral do município Antonio Luiz dos Reis ações são analisadas e medidas serão tomadas para sanar essa situação. “Estamos com projetos de médio e longo prazo para resolver essa questão dos cemitérios. Em um primeiro momento vamos construir gavetas mortuárias e também há estudos sobre a possibilidade de um terceiro cemitério municipal na cidade”, observa.

O procurador destacou que há alguns anos em um dos cemitérios pertencentes ao município foram construídas gavetas mortuárias, porém, elas foram interditadas. “Essas gavetas estavam em desacordo com as normais legais e por isso essa medida foi tomada. Temos algumas sepulturas definidas como abandonadas e estamos buscando soluções efetivas”, pondera.

De acordo com um morador ninguém está preparado para ver uma cova no chão como ocorreu recentemente em um dos cemitérios da Cidade Juliana. ‘’Isso aqui é um horror, um desrespeito à pessoa humana. Não há mais lugar para colocar nosso mortos. É necessário que medidas possam ser tomadas o quanto antes. Se uma saída não for encontrada as pessoas praticamente estarão proibidas de morrer”, enfatiza o morador.

Além dos cemitérios do municípios há os particulares e um que pertence a igreja. Há dois anos, moradores de Laguna demonstram preocupação com a situação do Cemitério Municipal da Cruz. No local havia muito mato crescendo e materiais deixados, o abandono fez com que a situação fosse repercutida nas redes sociais.