Bombeiros retomam buscas por piloto desaparecido após queda de aeronave em Itapema

O Corpo de Bombeiros retomou na manhã desta segunda-feira (30) as buscas pelo piloto e os destroços de uma aeronave que está desaparecida desde sexta-feira (27) no Litoral Norte de Santa Catarina.

Segundo a corporação, as buscas são por via marítima e estão concentradas na região entre Navegantes e Itapema.  “Embarcações serão usadas para vasculhar a superfície e mergulhadores do GBS (Grupamento de Busca e Salvamento) mergulharão numa área em que o sonar apontou algum objeto submerso, que poderia ser algum destroço da aeronave”, informou o Centro de Comunicação dos Bombeiros.

Neste domingo (29), as equipes encontraram partes da fuselagem e um pneu da aeronave em Itapema. Já foram localizadas ainda mochila e mala pertencentes ao piloto José Ubirajara Moreira da Silva, 77 anos.

O ultraleve decolou do Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda, em Porto Belo, com destino a Itanhaém, no litoral de São Paulo. O último contato do piloto com a torre foi realizado cerca de oito minutos após a decolagem.

Na manhã de sexta-feira (27), a região sofria efeitos de um forte nevoeiro marítimo. A aeronave sumiu do radar do Aeroporto Internacional de Navegantes por volta de 11h10.

O piloto veio do Rio Grande do Sul e havia parado em Porto Belo para fazer manutenção na hélice da aeronave. Ele é pai do deputado federal e pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes (PDT). O parlamentar fluminense chegou a Santa Catarina no sábado (28) para acompanhar o trabalho das equipes de resgate.