TRE-SC: Propostas do Tribunal do Estado são encaminhadas ao TSE

Tubarão

Duas propostas do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina foram selecionadas pelo subcomitê 1 da Governança da Justiça Eleitoral, formado pelos TREs dos Estados do Sul e Sudeste, para serem encaminhadas ao Tribunal Superior Eleitoral e disputarem com outras três propostas enviadas pelas demais regiões do país a indicação como metas da Justiça Eleitoral no ano que vem. Após, serão encaminhadas ao Conselho Nacional de Justiça.

A primeira meta, ‘Promover ações voltadas ao esclarecimento sobre a segurança da urna eletrônica e do processo eleitoral’, foi proposta pela 105ª Zona Eleitoral de Joinville. A segunda, ‘Promover a sustentabilidade da Justiça Eleitoral’, foi originada dentro da sede do TRE-SC, na Assessoria Especial de Planejamento Estratégico e de Eleições.

A primeira proposta foi sugerida pela chefe de Cartório Juliana Warmling. “Uma das coisas mais relevantes para a Justiça Eleitoral atualmente, em decorrência da quantidade de questionamentos da sociedade sobre a segurança e sobre a legitimidade da urna eletrônica, do processo eleitoral realizado no Brasil, é esclarecer de uma forma robusta acerca dessa questão. Essa dúvida às vezes é desconhecimento. Você até tenta explicar para as pessoas, mas já existe uma resistência até, por isso merece um olhar mais atento da Justiça Eleitoral”, explicou Juliana. 

Já a segunda foi encaminhada pelo servidor da AEPE, Daniel Vargas. Para Vargas, a meta é importante para “promover a sustentabilidade na Justiça Eleitoral como um todo, por meio de contratações ecologicamente corretas, e estando alinhada com o Poder Judiciário”, observou.

As sugestões foram encaminhadas em formulário elaborado para que juízes, servidores e colaboradores contribuíssem com propostas para as metas nacionais e específicas da Justiça Eleitoral em 2019, atendendo à Resolução CNJ n. 221/2016.  A escolha das metas foi anunciada na sessão do último dia 3 pelo gestor de metas do TRE-SC, juiz Vitoraldo Bridi. “A sugestão dessas metas é importante porque demonstra o interesse que nós temos com o eleitor, mostra a nossa preocupação com o eleitor e também nosso objetivo de tornar a Justiça Eleitoral cada vez mais eficiente”, destacou Bridi.