Tubarão já é a 8ª cidade mais desenvolvida de SC

Tubarão

Organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com base em dados de 2016, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) monitora os indicadores sociais em 5.471 municípios, onde vivem 99,5% da população brasileira.

Para compor o índice são usadas estatísticas oficiais sobre saúde e educação básicas, como número de matrículas escolares e mortalidade infantil, além das taxas de emprego e renda.

Em Santa Catarina, Concórdia está na ponta do ranking. A cidade, localizada no Oeste catarinense, possui cerca de 75 mil moradores. O município sedia grandes empresas como a BRF, detentora das marcas Sadia e Perdigão, a Coopercarga e a Coperdia. A primeira da Amurel a surgir na lista é Tubarão, justamente a maior da microrregião, com cerca de 105 mil habitantes e a segunda mais populosa de todo o Sul do Estado, mesorregião a qual lidera a lista divulgada pela Firjan, com 0,8399 pontos. Braço do Norte é a segunda cidade mais desenvolvida do Sul de SC, conforme a pesquisa, com um IFDM de 0,8281.

Florianópolis conquistou a 5ª posição na lista, segundo o levantamento. Orleans, que há poucos anos integrava a Amurel, ocupa a 99ª posição na lista de 100 cidades, com 0,7689 IFDM.