Forquilhinha: Manu ainda nem nasceu e já precisa de ajuda pra se manter viva

Antes mesmo de nascer, Manuela já mobiliza muita gente em uma causa nobre: recursos financeiros para arcar com os gastos da sua saúde. Os pais, Neusa e Everton dos Santos, que moram em Forquilhinha, descobriram que  Manu tem uma cardiopatia congênita grave, do tipo Síndrome da Hipoplasia do Coração Esquerdo.

“O lado esquerdo do coração não se desenvolveu. Por isso ela vai precisar de três cirurgias para reconstrução”, afirmou Everton.

Neusa está com aproximadamente 34 semanas e a primeira cirurgia da Manu deve ser feita em até 24 horas depois do nascimento, e durante os próximos anos de vida, serão necessários no mínimo outros dois procedimentos. “A segunda cirurgia é feita aos quatros meses e a terceira deve ser realizada com aproximadamente três anos”, comenta o pai.

Além dos gastos de descolamento e hospedagem para as cirurgias, Manu pode precisar de um transplante de coração no futuro. O hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, é referência neste tipo de cirurgia, ónde a família fará o tratamento da menina, porém os gastos neste período devem ultrapassar um milhão de reais.

DOAÇÕES

O casal ainda aguarda um retorno do plano de saúde sobre a cobertura de todas as cirurgias e da internação na UTI neonatal. De qualquer forma as despesas da mãe, que terá que ficar durante alguns meses em São Paulo, hospedada perto do hospital, serão de total responsabilidade do casal. Para ajudar a família, uma rifa está circulando nas comunidades de Forquilhinha e uma paella será feita no dia primeiro de julho, no bairro Vila Lourdes.

Além disso, na plataforma digital Vakinha Online, doações podem ser feitas, basta procurar pela #TodosPelaManu. A família precisa arrecadar R$ 50 mil e no site consta pouco mais de R$ 4 mil em doações. 

Qualquer quantia pode ser doada através da conta poupança na Caixa Econômica Federal: 

Agência: 3415

Operação: 013

Conta: 11085-6.