Tubarão: José Carlos lançou a campanha #Liberaaquimio e o Governo liberou!

Depois de uma longa batalha na justiça, finalmente José Carlos Mendes (49) de Tubarão, conseguiu na justiça o tratamento para iniciar a quimioterapia. A esposa Marcella Braga Mendes (25), publicou a novidade no perfil do Facebook:

´

A família desistiu de esperar porque não teria mais tempo, então teve que  arcar com a medicação, mas o custo é muito alto e eles não têm condição financeira.


“Agora me sinto leve, sensação de dever cumprido. Fui ao extremo. Passei dos meus limites. Fui onde meu coração mandou. E olha que pensei em parar o carro e voltar pra casa inúmeras vezes. Mas mesmo chorando eu fui. Pela minha família, eu faço qualquer coisa. Agora sim, o Carlos ganhou a oportunidade de receber o tratamento garantido por direito. Agora ele ganhou qualidade. E daqui pra frente, é só oração pra que dê tudo certo com o tratamento e que essa medicação possa controlar essa doença. Mais uma vez, muito obrigada a todos.

#vencendoocâncer #juntossomosmaisfortes #liberaramaquimio”, postou Marcella.

Carlos recebeu o diagnóstico de câncer no pulmão metastático no dia 28 de março de 2016. Desde esta data, ele e seus familiares lutaram para conseguir um tratamento digno e em tempo hábil para salvar a sua vida. Após mais de 730 dias, foram diversas sessões de quimioterapia hospitalar, radioterapia na coluna e, por fim, quimioterapia via oral (Tarceva) por tempo indeterminado.

Conforme Marcella ele faz uso de uma medicação no valor de R$ 9 mil mensais, fornecida pelo Estado. Porém, desde novembro passado, após consulta médica foi realizada a troca de remédios. “O médico modificou a medicação porque a que o Carlos utilizava não tem mais o efeito esperado. Infelizmente, não temos condições de custear e, em janeiro, entramos com uma ação contra o Estado para o fornecimento ou o pagamento desses novos remédios, mas ainda não tivemos uma resposta. Uma caixa com 30 comprimidos sai por R$ 32 mil”, conta.

Marcella afirma que desde a descoberta da doença, ela e todos os que o cercam aprenderam a viver um dia após o outro. “O Carlos não se apequena diante da missão de conseguir o tratamento. Isso é digno de admiração, a sua fé e forçam aumentam a cada dia. Estamos juntos nessa jornada e cremos que o câncer será vencido. O milagre da vida ocorre todos diariamente. Tivemos que acionar a justiça para obter remédios. E vamos recorrer quantas vezes precisarmos para alcançarmos algo que temos direito”, afirma.

As medicações para o tratamento via oral não são fornecidas pelo Sistema único de Saúde (SUS) há dois anos. Para custear o tratamento, familiares e amigos de Carlos lançaram uma campanha na internet #Liberaaquimio e #LiberaaquimiodoCarlos para chamar a atenção do Estado e também do poder judiciário.