Boi de mamão representará a cultura catarinense no Pantanal Matogrossense

A cultura catarinense segue rumo ao Centro-Oeste Brasileiro para levar um dos maiores patrimônios imateriais do Estado de Santa Catarina, o boi de mamão. O Boi Encantado, folguedo teatralizado pelo grupo Encantados Contadores de Histórias, estará na cidade de Poconé, localizada há 100 quilômetros de Cuiabá.

A apresentação será no dia 18 de abril em comemoração ao Dia Mundial do Livro Infantil e faz parte da programação da Minimaratona de Contação de Histórias promovida pelo Sesc Poconé.

“O Encantados se sente muito privilegiado por fazer parte deste evento e por ter a oportunidade de levar a cultura do boi de mamão para fora do nosso estado. É uma forma de reconhecermos a diversidade que existe no nosso país, mas também reconhecer as semelhanças que nos unem”, diz Giselle Paes integrante do grupo.

De acordo com Gisele há muita semelhança entre as culturas dos dois Estados: Santa Catarina com  Boi de Mamão e Mato Grosso com Siriri, uma dança folclórica típica da região e que faz parte das festas tradicionais e festejos religiosos. 

“O Siriri lembra as brincadeiras indígenas, com ritmo e expressão hispano-lusitana. Assim como no boi de mamão, instrumentos musicais entoam a brincadeira que falam das coisas simples e alegres da vida”m explica Gisele.

Recentemente o grupo fez o lançamento regional do cd Boi Encantado uma história cantada que apresenta o enredo do espetáculo com audiodescrição, um recurso de acessibilidade voltado para inclusão de deficientes visuais. 

A ação compôs a programação do Seminário Cultura e Acessibilidade, realizado em março no Auditório da AMUREL em Tubarão, que também contou com palestrantes para um debate acerca desta temática. 

O grupo também apresentará no centro de Poconé, o espetáculo Sementes Africanas, composto por lendas da tradição oral africana e dança, no Sesc Vai ao Quintal com Minimatarona de Contação de Histórias.

Sobre o Grupo Encantados Contadores 

O Grupo Encantados Contadores de Histórias trabalha há 12 anos desenvolvendo projetos e ações nas áreas da cultura, educação e sustentabilidade. Por meio do teatro, contação de histórias, ações educativas e culturais promove e fomenta a cultura local e o intercâmbio artísticos com diferentes profissionais, estimulando a produção cultural local. Presta serviço para diversas empresas e entidades, sempre primando pela excelência na execução, comprometimento com o trabalho e ética profissional com colegas, parceiros e clientes. Para conhecer mais acesse: www.encantados.com.br