Rota da Baleia-Franca voltará a ter passeios embarcados

Imbituba

A Rota da Baleia-Franca um dos principais roteiros ecológicos da região de Laguna, Garopaba e Imbituba, no Estado, voltará a contar com os passeios embarcados para a observação de baleias a partir de agosto deste ano. É aguardado apenas a liberação do ICMBio, que deverá ocorrer em breve, o que fomentará ainda mais o turismo local.

Os passeios embarcados para a observação das baleias francas, que tomam o litoral catarinense todos os anos para o período de acasalamento estava interrompido desde 2012. Na época, uma denúncia chegou ao Ministério Público (MP-SC), que proibiu as atividades para que os animais não tivessem contato direto com os humanos.

A medida, porém havia impactado de forma negativa o turismo na região, como no caso do presidente do Instituto da Baleia-Franca e dono de uma pousada em Imbituba, Enrique Litiman, que lembra que antes da proibição mais de dez mil turistas realizam o passeio. “A retomada dos resultados positivos deve ocorrer apenas no próximo ano. É algo que tem que ser feito de maneira correta”, afirmou Litiman.