Levantamento geológico aponta áreas de risco em Laguna

Laguna

Defesa Civil de Laguna recebe técnicos da Cia de Pesquisa de Recursos Naturais (CPRM), conveniada com o governo de Estado de Santa Catarina, com o objetivo de mapear áreas de encosta e riscos geológicos.

Em Laguna, vários pontos foram identificados, especificamente na encosta do Morro da Glória.

De acordo com Herodoto Goes – Geólogo CPRM de Belo Horizonte, que estava acompanhado do Técnico em Geociências, Luiz Alberto Costa e do Coordenador da Defesa Civil de Laguna, Antônio da Silva, a partir do momento em que são identificadas as respectivas áreas, a administração municipal passa a ter uma grande responsabilidade e o compromisso da realização de ações de prevenção e educativas, esclarecendo e preparando as comunidades destas áreas de como proceder em caso de um evento natural.

Goes afirma que oficialmente a cidade de Laguna possui algumas áreas de risco. Segundo ele, tais levantamentos serão destinados ao CEMADEM – Centro de Monitoramento e Acompanhamento de Desastres Naturais que atua no sistema onde a cidade de Laguna passa a ser integrante.

A CPRM – Cia de Pesquisa de Recursos Naturais, é uma entidade vinculada diretamente ao Ministério de Minas e Energia do Governo Federal.

A Lei 12.608 que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil tem por finalidade contribuir no processo de planejamento, articulação, coordenação e execução de programas, projetos e ações de proteção e defesa civil.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil de Laguna, Antônio da Silva, todo o levantamento será apresentado ao chefe do poder executivo para que ações sejam realizadas imediatamente com o objetivo de evitar a ocorrência qualquer evento de desastre natural.