Ponte Pênsil: Cinco empreiteiras se habilitam para fazer a reforma

Ponte foi destruída no vendaval de outubro de 2016  -  Foto: Prefeitura de Tubarão/Divulgação/Notisul
Ponte foi destruída no vendaval de outubro de 2016 - Foto: Prefeitura de Tubarão/Divulgação/Notisul

Tubarão

A licitação para a reforma da ponte pênsil em frente à Unisul teve a primeira etapa cumprida nesta sexta-feira. Cinco empresas se habilitaram a continuar na concorrência para execução da obra estimada em R$ 149 mil.

O prazo para recursos já está em vigor e na próxima quarta-feira o Departamento de Compras e Licitações fará a abertura dos envelopes com as propostas para a execução da reforma. A previsão de conclusão dos trabalhos é para o dia 19 do mês que vem.

Paralelo à reforma a prefeitura realizará a construção de uma passarela de concreto, já que os recursos da Defesa Civil Nacional estão assegurados. A licitação dessa obra será lançada nos próximos dias.

A obra, muito importante principalmente para estudantes da Unisul, é uma alternativa para os pedestres até que saia a almejada passarela de concreto, cujo projeto inicial apresentou inviabilidades técnicas. Tal situação foi necessária devido às inviabilidades constatadas no projeto da passarela de concreto encomendado pela Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) junto a um engenheiro civil de Florianópolis. A empreiteira vencedora da licitação garantiu ser impossível o içamento das colunas de sustentação da estrutura no centro do leito do rio Tubarão e ausência da especificação dos custos de transportes desses materiais.

“Vamos lançar a licitação e pedir duas soluções: uma com a mesma concepção do modelo idealizado recentemente e outro de modelo de ponte estaiada. O compromisso dessa obra continua de pé”, garantiu o prefeito. Joares Ponticelli há uma semana

Quando a passarela de concreto ficar pronta, a prefeitura pretende utilizar todo material empregado na revitalização da ponte pênsil nas outras três pontes de estrutura idêntica (Guarda, Km 60 e Pedrinhas) e que precisam de manutenção constante.