Fábrica de gelo: Edital de licitação de R$ 1,5 milhão é lançado

Empresa vai ser escolhida no próximo dia 9  -  Foto: Elvis Palma/divulgação/notisul
Empresa vai ser escolhida no próximo dia 9 - Foto: Elvis Palma/divulgação/notisul

Willian Reis
Laguna

Foi publicado ontem, no Diário Oficial da União, o edital para contratação de empresa para equipar a nova fábrica de gelo em escama no Terminal Pesqueiro Público de Laguna. A licitação vai ocorrer na modalidade de Pregão Presencial do tipo Menor Preço Global. A antiga fábrica de gelo está desativada desde dezembro do ano passado devido a um vazamento de amônia.

O edital para equipar a nova fábrica de gelo, administrada pelo próprio Terminal Pesqueiro de Laguna, prevê o prazo de 120 dias para que a empresa vencedora da licitação conclua o serviço. Os documentos referentes ao credenciamento e envelopes contendo as propostas comerciais e os documentos de habilitação serão entregues e lacrados no momento da abertura da sessão pública do pregão, que ocorrerá às 10h do próximo dia 9, no próprio terminal.

A licitação determina a aquisição de Condensadores Evaporativos, Máquina de Gelo e reforma da parte fabril, para atender a demanda do terminal. Todo o serviço está orçado em R$ 1,5 milhão. Os recursos para o investimento já foram liberados pelo governo federal à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e só estavam no aguardo da publicação do edital.

Após a escolha da empresa responsável pelo serviço, há um prazo para os eventuais recursos, e em seguida o presidente da Codesp, José Alex Botêlho de Oliva, vai a Laguna para assinar a ordem de serviço. O administrador do terminal, Evandro Almeida, diz que o objetivo é produzir até 240 toneladas de gelo por dia. Antes a produção girava em torno de 80 toneladas por dia. “A antiga fábrica de gelo estava muito sucateada. Não valia a pena fazer uma reforma”, explica.

Estima-se que 40% da economia do município de Laguna seja gerado pelo terminal, que recebe embarcações de pescados destinados para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.