PM ganha o maior ingresso de novos policiais da história

Até o fim da semana, 918 praças serão distribuídos em diferentes Regiões da PM (RPM)  -  FOTO: Jaqueline Noceti/Secom/Divulgação /notisul
Até o fim da semana, 918 praças serão distribuídos em diferentes Regiões da PM (RPM) - FOTO: Jaqueline Noceti/Secom/Divulgação /notisul

Florianópolis

Os índices de violência em Santa Catarina são mais baixos que a média nacional. No entanto, vêm crescendo e a cada dia aumenta a preocupação da Segurança Pública no esforço para conter o avanço de organizações criminosas que agem no Estado. Na manhã de ontem, a Polícia Militar formou mais 404 soldados. Até o final da semana, um total de 918 praças serão distribuídos nas diferentes Regiões da PM (RPM), seguindo critérios técnicos e estatísticos.

O governador Raimundo Colombo e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira participaram da solenidade de formatura, de onde seguiram para um encontro com jornalistas. Enquanto Moreira declarou-se impressionado com a garra demonstrada pelos formandos em marcha, Colombo classificou a formatura como “uma grande conquista” e comemorou o fato de ser o maior ingresso de novos policiais na história de mais de 180 anos da instituição. Ele lembrou que no final do mês de novembro a Polícia Civil também recebeu um reforço importante, de 138 agentes e 57 delegados.

O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, ressaltou que de 2011, início do primeiro mandato de Colombo e Moreira, até agora, foram realizados 22 concursos públicos na área para preenchimento de 9.344 vagas. “Temos que, continuadamente, fazer esse esforço. Não é em um dia ou em um semestre que se consegue resolver o problema. Os indicadores de violência são preocupantes e estão se agravando”, admitiu o governador ao anunciar mais um concurso para a PM em 2018.

Além disso, o novo concurso para outros 394 cargos de escrivão e agente da Polícia Civil, cujas provas ocorrem no próximo sábado e domingo, recebeu 51.247 inscrições, mostrando que a carreira desperta interesse. “Também estamos investindo em tecnologia e inteligência. O resultado está vindo. O número de apreensões de drogas cresceu, assim como de prisões. Estamos conseguindo fazer o enfrentamento ao crime. O Estado está forte e vai vencer esta batalha”, garantiu o governador.

Novos PMs vão atuar em serviços  operacionais e na Operação Veraneio
A turma que se formou na manhã de ontem, na presença do comandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm, e do comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Onir Mocellin, foi composta por praças de Florianópolis, Itajaí, Tubarão e Balneário Camboriú. Ontem mesmo, durante a noite, outra formatura ocorreu em Joinville. Para hoje estão marcadas solenidades em Blumenau e Chapecó. Amanhã será a vez de Lages, Canoinhas, Criciúma, Araranguá e Herval d’Oeste.
Os novos policiais vão atuar em serviços operacionais e na Operação Veraneio. Eles passaram por curso de formação, iniciado no mês de maio, que somou 1.284 horas de aulas práticas e teóricas.

Número de policiais para cada Região da Polícia Militar
1ª     RPM         (Florianópolis)                                             109
2ª     RPM         (Lages)                                                        72
3ª     RPM         (Balneário Camoriú)                                    105
4ª     RPM         (Chapecó)                                                    82
5ª     RPM         (Joinville)                                                      97
6ª     RPM         (Criciúma)                                                     86
7ª     RPM         (Blumenau)                                                   92
8ª     RPM         (Tubarão)                                                     45
9ª     RPM         (São Miguel do Oeste)                                  22
10ª   RPM         (Joaçaba)                                                      30
11ª   RPM         (São José)                                                     83
12ª   RPM         (Jaraguá do Sul)                                            39
Especializadas (Ambiental, Rodoviária, Choque, Rocam)      56
Total:                                                                                      918
Fonte: PMSC