Projeto que pede proibição de fogos de artifício é reprovado

Laguna

A proposta de extinguir os fogos de artifícios em função do barulho que prejudica a audição dos animais, principalmente dos cães, em Laguna, foi apresentada nesta segunda-feira (11), na sessão da Câmara de Vereadores. O Projeto de Lei (PL) 032/2017 é da primeira suplente do PMDB, Nadia Tasso Lima, que tomou posse na última semana assumindo a cadeira de Antonio Cesar da Silva Laureano, licenciado por tempo indeterminado. 

O artigo primeiro resume que fica proibida a utilização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com ruídos sonoros no município. A proibição estende-se a recintos fechados e ambientes abertos, em áreas públicas e locais privados. “Esse projeto é de uma comunidade inteira que visa o bem-estar animal, dos idosos, acamados e também das crianças. A nossa intenção não é acabar com os fogos e sim com os ruídos”, pontua a legisladora.

O polêmico projeto já havia sido retirado de pauta em outra ocasião. No barulho causado pelos fogos, alguns cães podem apresentar crises convulsivas, choques anafiláticos, paralisia de membros e até mesmo hemorragias. O tema entrou em discussão entre os vereadores. Preto Crippa sugeriu uma emenda excluindo os eventos de cunho turístico do projeto de lei. Já o vereador Roberto Alves apresentou a emenda que exclui eventos religiosos. Após o debate, o PL foi reprovado pela maioria na câmara e sai de pauta.