O paciente de Braço do Norte diagnosticado com coronavírus no último domingo, que está internado no Hospital São Donato, Içara desde o dia 15, está curado e deverá ter alta ainda nesta sexta-feira. Os novos exames para Covid-19, foi testado negativo.

O homem de 52 anos, foi o primeiro da região da Amurel a ser diagnosticado com a doença. O paciente ficou por três dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital de Içara. Ele testou positivo após uma viagem ao exterior.

Braço do Norte até esta quinta-feira confirmou quatro casos de pacientes infectados com a doença. Na Amurel são dez pacientes diagnosticados com o Covid-19. Quatro na Cidade do Vale, três em Tubarão, dois em Imbituba e um em Gravatal. Santa Catarina tem 22 casos confirmados.

No mês passado um número crescente de pacientes com coronavírus na China e em outros lugares apresentaram resultados positivos após a recuperação, às vezes semanas depois de receberem alta do hospital, o que poderia dificultar a erradicação da epidemia. Mas alguns dos primeiros casos de “reinfecção” na China foram atribuídos a discrepâncias nos exames.

Especialistas disseram que há várias maneiras pelas quais os pacientes que receberam alta podem adoecer novamente com o vírus. Os pacientes convalescentes podem não acumular anticorpos suficientes para desenvolver imunidade ao SARS-CoV-2 e forram infectados novamente. O vírus também pode ser “bifásico”, o que significa que permanece adormecido antes de provocar novos sintomas.