Lages

A Comissão Organizadora do 1º Encontro De Agentes Penitenciarias e de Segurança Socioeducativas Femininas Do Estado de Santa Catarina Eapssf/Sc realizou no último dia 26 das 9 às 17h, no Auditório da Pousada Rural do Sesc em Lages/SC. O Encontro era almejado desde 2015 pelas agentes penitenciárias e de segurança socioeducativas.

O objetivo desse evento foi proporcionar um dia de encontro entre as mulheres do sistema penitenciário e socioeducativo em um ambiente agradável, possibilitando a troca de experiências fora do ambiente do trabalho e aperfeiçoamento profissional. A abertura contou com a participação do agente penitenciário Carlos Alves, que recebeu a homenagem in memorian a agente prisional Deise Alves, a camiseta oficial dessa primeira ação. 

Foi realizada como ação solidária em prol das mulheres vítimas de violência doméstica, a doação de lingeries para a Secretaria de Políticas para Mulher do município de Lages, no ato representada pela gerente Katsumi Yamaguchi. Durante o encontro foi debatido sobre os desafios que cercam a mulher agente penitenciária e socioeducativa no ambiente penitenciário, trabalhando a valorização profissional dessas servidoras, com a agente penitenciária Leila Ferreira. Tratando de Saúde da Mulher, teve o relato pessoal e franco da paciente oncológica Viviane Spoltti Ferri, apresentando uma visão pessoal sobre o Outubro Rosa. E para finalizar, a palestra motivacional da Master Coach Clarice Tiegarten, especialista em empoderamento feminino, falando em como expandir seu coração sendo firme nas ações.

Ao todo 40 agentes penitenciárias e de segurança socioeducativas do Estado participaram da iniciativa. A Comissão Organizadora do evento foi formada pelas agentes: Elisandra Pandini, Fernanda Wiggers, Ghiovana Ochner, Vânia Camargo e a agente de Segurança Socioeducativa Daniele Kauê. O próximo evento será no ano que vem na região Oeste. Participaram da ação profissionais dos três presídios do Sul, entre eles Tubarão.