De 13 a 15 de maio, Santa Rosa de Lima celebra mais uma realização da Gemüse Fest, a festa de resgate da cultura e da história do município que chega em sua 16ª edição. O evento, inicialmente, deveria ter ocorrido no fim de semana anterior, nos dias 5, 6 e 7 de maio, porém foi transferido por conta dos transtornos causados pelas recentes chuvas que atingiram a região.
A abertura da Gemüse Fest será na noite de sexta-feira, dia 13. Às 18 horas, abre a Praça de Alimentação e a Feira Santa Rosa Cuida de produtos coloniais e artesanais. O cerimonial de abertura, com a tradicional sangria do primeiro barril de chope, começa às 19 horas. Na ocasião, o prefeito Salésio Wiemes assinará o decreto que concede ao gemüse, prato típico que dá nome à festa, o status de Patrimônio Histórico-cultural Imaterial de Santa Rosa de Lima, conforme a Lei Municipal 2385, de 24 de março de 2022.
O alimento foi indicado a receber o título após pesquisa realizada pela tecnóloga em Gastronomia Kateucia Silveira e pela professora doutora em Gastronomia Silvana Müller, do Grupo de Pesquisa de Patrimônio, Gastronomia e Cultura do Ifsc (Instituto Federal de Santa Catarina). “O gemüse é um preparo tradicional de Santa Rosa de Lima que tem forte relação identitária com a população da cidade. Sua origem é associada à culinária alemã, presente em Santa Catarina desde a chegada dos primeiros imigrantes, nos séculos 19 e 20. O prato manteve seu espaço na mesa ao longo dos anos, refletindo sua importância associada a almoços de domingo, à família, aos pais e avós”, destacam as pesquisadoras em seus estudos.
Após abertura oficial e sangria do primeiro barril de chope, a noite segue com baile com Roberto e Murilo, apresentando as tradicionais músicas alemãs. Na noite de sábado, dia 14, acontece o Baile do Chope, que terá a banda Madame Frau, de Blumenau, como uma das atrações. Outro ponto alto dos dias de festa será o Desfile Cultural, na manhã de domingo, seguido de almoço típico, com a presença do tradicional gemüse.
A Gemüse Fest
O objetivo da Gemüse Fest é promover o resgate histórico e cultural da imigração germânica das Encostas da Serra Geral, com ênfase na agricultura familiar e no agroturismo. Também de reunir os descendentes dos primeiros moradores que hoje vivem em outras cidades e os que permaneceram na região. Neste ano, o evento terá ainda uma outra razão especial de acontecer, pois em 10 de maio Santa Rosa de Lima comemorou seus 60 anos de emancipação.
A primeira edição da Gemüse Fest ocorreu em 1991 e, desde então, tem sido realizada periodicamente, normalmente a cada dois anos. Nos últimos anos, porém, sua realização não foi possível devido a uma série de fatores, entre eles as restrições causadas pela pandemia de covid-19.
O gemüse (lê-se guimis) é o prato típico das Encostas da Serra Geral escolhido como símbolo da festa e da tradição gastronômica local. Feito à base de batatas, couve e, eventualmente, defumados de suíno, possui grande valor cultural para a população de Santa Rosa de Lima.

 

Programação da 16ª Gemüse Fest
13 de maio – Sexta-feira
– 18 horas – Abertura da Feira Santa Rosa Cuida e da Praça de Alimentação.
– 19 horas – Abertura Oficial da Gemüse Fest, com sangria do primeiro barril de chope.
– 20 horas – Apresentação Cultural – Grupo de Dança Gemüse Fest Volkstanzgruppe.
– 21 horas – Baile com Roberto e Murilo.
14 de maio – Sábado
– 9h30min – Santa Missa.
– 10h30min – Abertura da Feira Santa Rosa Cuida e da Praça de Alimentação.
– 12 horas – Almoço típico colonial com o tradicional gemüse.
– 13 horas – Baile com Adir Gaiteiro.
– 15 horas – Apresentações culturais de grupos de dança folclórica da cultura alemã.
– 15h30min – Musical com Guilherme Botelho e Banda.
– 21h30min – Baile do Chope com:
– Thiago Farias e Banda.
– Desafios de Chope em Metro feminino e masculino.
– Show com Madame Frau.
*Durante o dia, atrações culturais diversas
15 de maio – Domingo
– 8h30min – Santa Missa.
– 9 horas – Abertura da Feira Santa Rosa Cuida e da Praça de Alimentação.
– 9h30min – Desfile de resgate cultural da colonização alemã.
– 11h30min – Almoço típico colonial com o tradicional gemüse e homenagem às mães.
– 14 horas – Apresentações culturais de grupos de dança folclórica da cultura alemã.
– 15 horas – Banda Humanação.
– 17h30min – Desafios de Chope em Metro feminino e masculino.
– 18 horas – Baile de encerramento com Nicolas e Victor.
*Durante o dia, atrações culturais diversas.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de Santa Rosa de Lima