Início Pelo Estado GAECO inicia Operação “Coleta Seletiva” para investigar licitações na coleta seletiva de...

GAECO inicia Operação “Coleta Seletiva” para investigar licitações na coleta seletiva de lixo

Operação visa cumprir 8 mandados de busca e apreensão nas cidades de Trombudo Central e Lontras, no vale do Itajaí-SC, e Otacílio Costa, na serra catarinense, e tem como alvo investigar possíveis fraudes em licitações. O MPSC requereu e a Justiça deferiu o afastamento cautelar da função pública de um dos investigados.

Na manhã desta quinta-feira (5/10), o Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), deflagrou operação que visa investigar irregularidades na contratação de empresa prestadora de serviços de coleta de lixo (reciclável e orgânico) residencial que, por meio de possíveis direcionamentos no certame, teria sido favorecida. Oito mandados de busca e apreensão estão em cumprimento nas cidades de Trombudo Central, Lontras, no vale do Itajaí-SC, e Otacílio Costa, na serra catarinense.

As investigações iniciaram após o recebimento de notícias pela 2ª Promotoria de Justiça de Trombudo Central onde investiga-se a condução de concorrência para eventualmente frustrar o caráter competitivo do edital de licitação, por meio de exigência de itens/características demasiadamente específicos, o que inabilitaria concorrentes.

De mesma forma, investiga-se a inadmissão genérica de recursos administrativos dos demais participantes. Preventivamente, o Ministério Público de Santa Catarina solicitou, também, o afastamento cautelar da função pública de um dos investigados, o qual foi deferido pela Justiça.

Além disso, constatou-se que no transcorrer dos meses de investigação e após diversas diligências, inclusive em campo, que algumas cláusulas do contrato firmado entre a prefeitura e a empresa contratada para a prestação do serviço estariam sendo descumpridas, tais como os veículos utilizados para a coleta, subcontratação de empresas para o transporte e destinação final, entre outras.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 2ª Vara de Trombudo Central, a pedido do Ministério Público de Santa Catarina. A operação objetiva o aprofundamento das investigações por meio da obtenção de informações acerca das infrações cometidas pelos investigados

GAECO 

O GAECO é uma força-tarefa coordenada pelo MPSC e composta por integrantes da Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal a Secretaria Estadual da Fazenda, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Administração Prisional e Socioeducativa.

Sair da versão mobile