Gaeco deflagra operação contra fraudes em licitações na região

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul Digital

Na manhã desta quinta-feira, 7 de novembro, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou a Operação Fafnir, com o apoio da Promotoria de Justiça de Capivari de Baixo. O objetivo é investigar fraudes em licitações e crimes contra a administração pública, envolvendo ex-servidores da prefeitura de Capivari de Baixo e outros envolvidos. Ao todo, 22 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Florianópolis, Tubarão, Imbituba, Laguna e Capivari de Baixo.

Investigações revelam fraudes em licitações públicas

O Gaeco está investigando supostos atos ilícitos cometidos por ex-servidores municipais e particulares, suspeitos de manipular processos licitatórios em diversas cidades. Denominada Operação Fafnir, a ação tem como objetivo combater a corrupção nos processos de licitações públicas, onde se apuraram fraudes em contratos e manipulação de documentos, causando prejuízo ao erário. A operação abrange as cidades de Florianópolis, Tubarão, Imbituba, Laguna e Capivari de Baixo, onde foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão para coletar provas e avançar nas investigações.

Apoio de diversas instituições e sigilo nas investigações

Além da atuação do Gaeco, a operação conta com a colaboração de auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda e da Polícia Científica de Santa Catarina. A investigação está sendo conduzida em sigilo, e novas informações serão divulgadas assim que os autos forem tornados públicos.

Fafnir: uma referência mitológica à ganância

A operação recebeu o nome de “Fafnir”, inspirado no personagem da mitologia nórdica que, em sua ganância por ouro, cometeu crimes, matando seu próprio pai e sendo transformado em dragão. O nome faz alusão ao desejo de poder e riqueza, que também é um dos principais motores da fraude investigada.