Comemorando seis décadas de existência, na próxima segunda-feira, dia 25 de novembro, a Fundação InoversaSul reforça seu legado de transformação social e educacional em Santa Catarina e no Brasil. Reconhecida por sua excelência em educação, inclusão social e inovação tecnológica, a instituição celebra conquistas e projeta um futuro de ainda mais avanços.
A Fundação, criada em 1964, em Tubarão, como Instituto Municipal do Ensino Superior, após autorização do Conselho Estadual de Educação (CEE), ofereceu, inicialmente, o curso de Economia. Com novos cursos e mais de 2.500 estudantes, foi transformada em Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (FESSC) em 1967. A FESSC é reconhecida com universidade e surge o nome Unisul, em 1989. Em 2020, ajusta com a Anima a transferência da manutenção dos cursos superiores e muda o nome para Fundação InoversaSul.
Educação de qualidade: destaque do Colégio Dehon
O Colégio Dehon, um dos pilares da Fundação, é amplamente reconhecido pela excelência em ensino. Entre os principais destaques estão:
- Índices de aprovação: Resultados expressivos em vestibulares concorridos, como o curso de Medicina.
- Investimento em tecnologia: Abertura de uma sala de aprendizado tecnológico para capacitar professores e estudantes da rede pública.
- Inclusão educacional: Integração de 167 alunos com necessidades especiais ao ensino regular, oferecendo suporte gratuito às famílias.
Essas iniciativas destacam o compromisso da Fundação com a qualidade e a equidade na educação.
Diretoria de Negócios: inovação para o desenvolvimento regional
A Diretoria de Negócios, Ciência e Tecnologia potencializa o impacto social da Fundação, com projetos como o Facilita Tubarão, que:
- Otimiza serviços públicos.
- Acelera o atendimento ao cidadão.
- É replicado em cidades como Florianópolis, Joinville e outras regiões catarinenses.
A área exemplifica a aplicação prática do conhecimento para solucionar problemas sociais e ambientais.
Comunicação transformada: a nova UniTVSC
Outro marco é a modernização da UniTVSC, que se tornou uma plataforma multimídia. A única geradora de televisão da Cidade Azul produz mais de 12 horas diárias de programação local. Além disso:
- A Fundação lidera a criação de uma Rede Catarinense de TVs Educativas.
- A comunicação regional ganhou um impulso significativo, fortalecendo cultura e educação.
Sustentabilidade financeira e novos horizontes
Com um patrimônio superior a R$ 350 milhões, a Fundação superou dívidas históricas e garantiu estabilidade financeira. Essa conquista possibilita:
- A ampliação de projetos sociais.
- Planejamento estratégico para o futuro.
- Priorização de iniciativas inclusivas e inovadoras.
Em entrevista coletiva, realizada no gabinete da Presidência, nesta quinta-feira, dia 21 de novembro, o presidente da Fundação InoversaSul, professor Valter Alves Schmitz Neto, destaca que o foco é o futuro, com a missão de transformar vidas por meio da educação e inovação.
Um novo ciclo de avanços e transformação
As celebrações dos 60 anos simbolizam um marco de renovação. Honrando o passado e olhando para o futuro, a Fundação reafirma seu compromisso em promover uma sociedade mais justa, inclusiva e desenvolvida.