FUNAT e AGR iniciam projeto Rios de Tubarão para monitoramento da qualidade da água

Foto: Prefeitura de Tubarão - Divulgação: Notisul Digital

A Fundação Municipal de Meio Ambiente de Tubarão (FUNAT), em parceria com a Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR), deu início nesta semana ao Projeto Rios de Tubarão, visando monitorar e avaliar a qualidade das águas superficiais dos principais rios do município.

Avaliação da qualidade da água

  • O projeto visa avaliar o Índice de Qualidade da Água (IQA) e Índice de Toxidez (IT) em dois pontos de cada manancial, analisando o impacto das atividades socioeconômicas na qualidade da água.

Amostragem abrangente

A primeira coleta de amostras foi realizada nos rios Tubarão e em afluentes, abrangendo áreas como rios do Pouso, Caruru, Capivari, Madre, Pinheiros, Corrêas, Ilhota e Córrego Mesquita, que deságuam na Lagoa de Jaguaruna.

Análises detalhadas

Técnicos da FUNAT acompanharam a coleta, indicando os pontos de amostragem. As análises físico-químicas e biológicas serão cruciais para determinar o Índice de Qualidade da Água.

Monitoramento contínuo

O monitoramento da qualidade da água será realizado mensalmente ao longo de 12 meses, gerando um banco de dados essencial para futuros projetos e tomadas de decisão.

Próximos passos

A próxima coleta está agendada para a primeira semana de junho, conforme cronograma estabelecido em conjunto com a AGR.