Previsão aponta chuva fraca e frio intenso em Santa Catarina
Nesta terça-feira (30), a influência da frente fria, que segue se afastando do estado, ainda traz a possibilidade de chuva fraca a qualquer hora do dia do Centro ao Leste de Santa Catarina. Regiões próximas ao Paraná, como o Litoral Norte e o Planalto Norte, poderão experimentar períodos de sol entre as precipitações. O vento varia de sudeste a nordeste e de quadrante sul no litoral e áreas próximas, com rajadas de até 65 km/h nas áreas serranas do Litoral Sul e do Planalto Sul, além das áreas costeiras entre a madrugada e a manhã. O risco para ocorrências associadas aos ventos é considerado baixo.
Vento moderado e rajadas intensas: saiba onde
O vento sopra com intensidade variando de fraca a moderada em todo o estado, mas com rajadas mais fortes em áreas específicas.
- Vento de sudeste a nordeste e de quadrante sul no litoral e áreas próximas
- Rajadas de até 65 km/h nas áreas serranas do Litoral Sul e do Planalto Sul
- Ventos fortes também nas áreas costeiras entre a madrugada e a manhã, e do Extremo Oeste aos planaltos a partir da tarde
O risco é baixo para ocorrências associadas aos ventos, mas é sempre importante estar atento às condições climáticas.
Temperaturas despencam e frio intenso predomina
As temperaturas mínimas variam drasticamente em diferentes regiões do estado, com os pontos mais altos da Serra registrando entre 0 e 5°C.
- Mínimas entre 0 e 5°C na Serra
- Entre 6 a 11°C do Grande Oeste aos planaltos e na Grande Florianópolis Serrana
- Entre 11 e 16°C nas demais áreas
À tarde, as temperaturas se mantêm baixas, com valores entre 16 e 23°C no Oeste e Extremo Oeste, e variando entre 5 e 11°C nos pontos mais altos dos planaltos e do Meio-Oeste. O frio intenso aumenta o risco moderado para ocorrências relacionadas ao agravamento de doenças cardiorrespiratórias e desconforto térmico.
Mar agitado: saiba como ficam as ondas na costa catarinense
O mar permanece pouco agitado, mas com ondas significativas em toda a costa catarinense.
- Ondas de sul com alturas entre 1,5m e 2,0m
- Picos de até 2,5m em alto mar
Apesar da agitação, o risco para ocorrências associadas é baixo. Navegadores e pescadores devem, no entanto, permanecer atentos às condições do mar.