A Semana da Pátria foi oficialmente iniciada nesta segunda-feira (2), em Florianópolis, com a chegada do Fogo Simbólico ao Palácio Cruz e Souza. O símbolo, que representa o patriotismo dos brasileiros, foi transportado por militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares, incluindo a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
Abertura oficial da Semana da Pátria
A cerimônia, realizada no Centro de Florianópolis, marcou o início das comemorações alusivas ao 202º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil. O Fogo Simbólico, aceso pelo general Gelson de Souza, comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, foi conduzido até o Palácio Cruz e Souza por uma comitiva que incluiu membros das Forças Armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal e Guarda Municipal.
Corpo de Bombeiros Militar de SC como anfitrião
Este ano, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi o anfitrião do evento, sediando a cerimônia de onde partiu o Fogo Simbólico. Segundo o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves, é uma honra para a corporação participar de um momento tão significativo para o patriotismo catarinense.
Preparativos para o Desfile Cívico Militar
O Desfile Cívico Militar, que ocorrerá no próximo sábado, 7 de setembro, na Avenida Beira-Mar Continental, também faz parte das celebrações. O evento, previsto para começar às 8h45, contará com a participação de mais de 5 mil pessoas, incluindo estudantes e membros das Forças Armadas e de Segurança.