EUA, Argentina e Uruguai reconhecem vitória de González na Venezuela

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul Digital

Os chanceleres da Argentina e do Uruguai se juntaram ao Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, ao reconhecerem publicamente Edmundo González como vencedor das eleições na Venezuela.

Declarações dos chanceleres

Diana Mondino, chanceler argentina, declarou em uma publicação na rede social X:

  • “Todos podemos confirmar, sem espaço para dúvida, que o legítimo ganhador e presidente eleito é Edmundo González.”

Omar Paganini, ministro das Relações Exteriores do Uruguai, também utilizou a rede social para afirmar:

  • “Em função das evidências esmagadoras, fica claro para o Uruguai que Edmundo González Urrutia obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais da Venezuela. Esperamos que a vontade do povo venezuelano seja respeitada. ‘A verdade é o caminho da paz.'”

Contestação do resultado

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela declarou Nicolás Maduro como vencedor no último domingo (28), mas a oposição, liderada por María Corina Machado e Edmundo González, alega fraude.

Apoio internacional à oposição

Os Estados Unidos, através de Antony Blinken, também reconheceram a vitória de González, destacando a evidência esmagadora de que ele recebeu a maioria dos votos.

  • “Dada a evidência esmagadora, é claro para os Estados Unidos e, mais importante, para o povo venezuelano, que Edmundo González Urrutia recebeu a maioria dos votos na eleição presidencial de 28 de julho na Venezuela,” afirmou Blinken.

A comunidade internacional pede a publicação dos resultados das urnas, em meio a acusações de falta de transparência da autoridade eleitoral venezuelana.