Estados do Cosud querem voz ativa na renovação de concessões ferroviárias

FOTOS de Léo Munhoz / Secom Divulgação Notisul Digital

Os governadores dos estados que integram o Conselho de Desenvolvimento dos Estados do Sul e do Sudeste (Cosud) reivindicam participação no Grupo de Trabalho do Ministério dos Transportes que discute a renovação da concessão da Rumo Malha Sul. A manifestação aconteceu nesta sexta-feira, dia 22, durante a reunião em Florianópolis, onde ocorre o encontro do Cosud.

Renovação da concessão e demandas dos estados

Durante o encontro, os representantes estaduais destacaram a insatisfação com os serviços prestados pela concessionária atual e a necessidade de integração das novas ferrovias planejadas com a malha ferroviária existente. Segundo o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Ivan Amaral, essa integração é essencial para atrair investidores e garantir o desenvolvimento do setor produtivo.

“Os estados são partes diretamente interessadas neste debate. Precisamos fazer parte deste Grupo de Trabalho para garantir os interesses do setor produtivo e a integração das nossas ferrovias”, afirmou Amaral.

Propostas para fortalecer o debate ferroviário

Entre os encaminhamentos da reunião, destacam-se:

  • Inclusão de representantes estaduais na Carta dos Governadores do COSUD.
  • Criação de um Grupo de Trabalho sobre Ferrovias, dentro da câmara temática de desenvolvimento econômico do próximo Cosud.
  • Desenvolvimento de um Plano de Logística e Transporte Regional, com apoio da INFRA S.A, contratada por RS, PR e SC para elaborar planos estaduais.

Lideranças presentes no debate

A reunião contou com a presença de líderes como Ivan Amaral (SPAF-SC), Clóvis Magalhães (RS), Josil Voidela (PR) e Alex Castellar (RJ), além de técnicos da Seplan-SC. O objetivo é alinhar estratégias regionais e ampliar a representatividade no debate nacional.