Imbituba

O vento sul forte nesta sexta-feira deixou o mar mexido na Praia da Vila, em Imbituba, impedindo uma boa condição para os surfistas aproveitarem o último dia de treinos livres para o Hang Loose Santa Catarina Pro. As previsões indicam que a etapa brasileira do ASP World Tour deve começar neste sábado em boas condições. A primeira chamada da rodada de apresentação dos melhores surfistas do mundo está confirmada para as 7 horas.

Está tudo pronto para o início do maior campeonato de surfe da América do Sul, com a enorme arena do evento e a Cidade do Surfe na Praia da Vila preparadas para receber um grande público no primeiro fim de semana do Hang Loose SC Pro 2009.
“Hoje (sexta-feira), deu até um friozinho na barriga, porque o mar baixou um pouco, mas as previsões estão acusando que amanhã (sábado) o mar sobe e, pelo jeito, sobe de verdade. Tudo indica vento sul ainda e devemos começar o evento no sábado mesmo”, informou Xandi Fontes, diretor de prova do Hang Loose Santa Catarina Pro, que chefia a comissão que decide quando o campeonato é realizado.
“Domingo, o vento acalma um pouco mais e o mar continua com uma ondulação forte. E, segunda-feira, pelo que estamos acompanhando nas previsões, entra o vento nordeste. Aí pode ser que as ondas comecem a baixar de uma maneira mais rápida”, explicou Xandi Fontes.

Os atletas também estão excitados com as previsões que vêm acompanhando pela internet. As condições não estavam boas para treinar sexta-feira, mas vários entraram no mar durante o dia de muito frio com o vento sul forte na Praia da Vila. Um deles foi o australiano Mick Fanning, que ocupa a terceira posição no ranking do ASP Tour 2009 e é um dos seis únicos surfistas que podem tirar a liderança de Joel Parkinson pela primeira vez no ano no Hang Loose Santa Catarina Pro 2009. Ele também é o único bicampeão da história da etapa brasileira em Imbituba.