Tubarão

Com três medalhas de ouro na Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (Olesc), um título estadual e outro sul-americano no karatê, a estudante Alice de Souza Miranda, de 14 anos, colocou na estante do seu quarto o Troféu Salim Mussi Miguel. O reconhecimento é destinado a atletas e dirigentes que se destacaram na área esportiva em 2017. Outras seis pessoas, além do Hercílio Luz e Atlético Tubarão, também receberam a premiação no teatro da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, na última segunda-feira.

Praticante do esporte há apenas três anos, Alice tem planos ousados para o futuro. “Quero um dia disputar os jogos olímpicos”, conta a estudante da escola João Paulo I, que tem como ídolo o carateca multicampeão Douglas Brose.

Quem também recebeu o troféu e ganhou um destaque especial na cerimônia festiva foi a atleta paradesportiva Bianca Cruz Amorim, a Bibi, estudante da Apae. Um tanto tímida, ela resumiu a noite em poucas palavras. “Estou bem feliz”, disse Bibi.

Para o prefeito Joares Ponticelli, Tubarão vive um momento de crescimento e afirmação no cenário esportivo que se deve, em parte, aos constantes investimentos por parte da prefeitura.

“Quando assumimos o governo em 2017, Tubarão e outros municípios enfrentavam uma crise financeira terrível, sendo que muitas prefeituras cortaram os investimentos no esporte e em alguns casos encerraram a secretaria de esporte. Nós não só mantivemos os investimentos, como os ampliamos. Aumentamos o Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, criamos o Bolsa Paratleta e reativamos as escolinhas sociais, pois não há melhor porta para a inclusão social do que o esporte. Temos atletas vitoriosos e de destaque internacional, temos dois times de futebol profissional, algo que além de Tubarão só Florianópolis tem no Estado. Estamos ocupando novamente uma posição de destaque no esporte catarinense”, destacou o prefeito.

Receberam o prêmio este ano Laura Búrigo (natação), Gabriel da Silva Zeferino (atletismo), Laura de Souza Losekan (karatê), Alice de Souza Miranda (karatê), Bianca Cruz Amorim (atletismo paradesportivo), Daniel Júnior (técnico de futsal), Marco Fortuna (lutador de MMA), e, por fim, as duas equipes de futebol profissional da cidade, Hercílio Luz Futebol Clube e Clube Atlético Tubarão. 

O Troféu 

Instituído em 1989, o troféu Salim Mussi Miguel homenageia os destaques esportivos de Tubarão. O prêmio é uma homenagem ao grande desportista tubaronense Salim Mussi Miguel e é concedido anualmente pela prefeitura, através da Fundação Municipal de Esporte, aos representantes esportivos que elevam o nome da cidade ao cenário estadual, nacional e internacional.