#Pracegover foto: na imagem há um homem e quatro mulheres e uma piscina
#Pracegover foto: na imagem há um homem e quatro mulheres e uma piscina

Com quatro nadadoras, a delegação da Associação Tubaronense de Natação (ATN) embarcou nesta quarta-feira (11) para Bauru, em São Paulo, onde disputará o Troféu José Finkel, que teve início nesta terça-feira (10) e seguirá até o próximo domingo (15). O elenco da Cidade Azul tem alcançado excelentes resultados em competições estadual e também nacional.

O Troféu José Finkel reúne os melhores atletas do Brasil e vale como seletiva para o Campeonato Mundial de Curta, que será realizado em 2022 na Rússia. As nadadoras Fernanda Delgado, Isabela Mazuco, Letícia de Carvalho e Amanda Amorim foram para a cidade paulista acompanhadas do técnico Eduardo Morini.

Nesta edição participarão um total de 331 atletas de 52 clubes diferentes, reunindo os principais nadadores do país. José Finkel foi um nadador nascido em 1954 muito promissor na sua época. Em 1968, aos 14 anos, ele ajudou a equipe do Centro Israelita, localizada em Curitiba, no Paraná, a conquistar o 12º Jogos Abertos do Paraná.

Após dois anos, o seu time foi para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para a disputa de uma competição no Grêmio Náutico União, em um momento que o adolescente era considerado o melhor nadador de peito do clube. Em um dos treinos para o torneio, o jovem começou a se sentir mal e voltou à capital paranaense para fazer exames. Em Curitiba, foi constatado que o atleta estava com câncer nos vasos linfáticos, o que causou a sua morte pouco tempo depois.

Para homenagear o nadador, Berek Krieger, presidente da Federação de Desportos Aquáticos do Paraná (FDAP), idealizou a criação do Troféu José Finkel, que também seria útil para suprir a falta de uma competição de âmbito nacional durante o inverno. Com o sucesso, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos passou a organizar o torneio.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul