O garoto de 15 anos tem brilhado por onde passa e a expectativa é alçar voos mais altos nos próximos anos. Ele atua no Atlético Paranaense há um ano.

Jailson Vieira
Curitiba (PR)

O mundo do futebol está cheio de novos ‘Neymar’ Philippe Coutinho’, ‘Messi’ e o sempre badalado ‘Cristiano Ronaldo’. São jovens talentosos que, desde a infância ‘destroem’ os rivais em competições e que chamam a atenção dos olheiros. Foi desta forma que o garoto de Tubarão Affonso Martins, 15 anos, chegou ao Atlético-PR.

O tubaronense chegou à equipe de Curitiba em fevereiro do ano passado, e atua como volante e meio de campo. “Antes, eu treinava na Escolinha Clube de Campo Cruzeiro. Os professores Laurenci Silvestri e Milton Ribeiro foram muito importantes para mim. Eles são os responsáveis por esta conquista. Atualmente, Laurenci é o meu empresário”, conta o atleta.

Affonso foi um dos escolhidos em um dos processos de seleção que ocorrem na escolinha desde 2014. Alguns profissionais do cenário nacional vêm a Tubarão e outras cidades da região, analisam os jogadores e oportunizam aos escolhidos a possibilidade de integrar a equipe nas mais diferentes categorias.

O garoto lembra que antes de fazer parte do elenco do clube paranaense também já esteve no Santos, em São Paulo. Porém, devido à saudade da família resolveu voltar à cidade natal. “Tive a oportunidade de jogar pela Associação Desportiva de Futsal Tubaronense e fui visto por representantes do Avaí. Treinei também no Leão da Ilha por algum tempo e no Atlético Tubarão. Agora estou firme no Atlético-PR e pretendo permanecer e crescer no futebol e, quem sabe, um dia chegar à Seleção Brasileira”, projeta.

Os escolhidos na peneira foram para um laboratório do Atlético, em Brusque, lá foram realizados alguns jogos contra a base do time, do qual o tubaronense do bairro Fábio Silva defende. O adolescente reside no alojamento do Centro de Treinamento do Caju, em Curitiba.

Foto: Arquivo pessoal/Divulgação/Notisul