Com certeza, o verdadeiro espírito do surfe mora em Imbituba. Os melhores atletas amadores da atualidade tiveram neste fim de semana a oportunidade de saber na prática por que a Praia da Vila é considerada uma das melhores em ondas do mundo. O Onik Praia da Vila Surf Open, válido pela 5ª etapa do Circuito Catarinense de Surfe Amador e também na finalização da 4ª etapa do circuito, iniciou em Barra velha, nos dias 25 e 26 de julho, e por falta de ondas foi adiado para a Vila.

A adrenalina foi o combustível de todos os competidores, principalmente os mais novos, que se impressionavam com o tamanho das ondas.

Na categoria open, o atleta Thaison de Souza, de Imbituba, foi o grande campeão e mostrou que conhece muito bem o caminho das ondas no quintal de casa. Já o atleta Julio Terres, de Florianópolis, venceu as categorias junior e mirim.

Outro prata da casa que levantou o caneco de campeão duas vezes foi o atleta Ian Tavares, que venceu a categoria infantil na 4ª e 5ª etapas do circuito.

Na máster, Rubens Farias confirmou a vitória apertada sobre o segundo colocado, Carlos Kxot, e na feminina Brenda Rodrigues, de Itapirubá, subiu ao lugar mais alto do pódio, também com uma vitória apertadíssima sobre Caroline Provenzano, de Balneário Barra do Sul.

Nota
A maior nota da competição foi do atleta Matheus Navarro, de Balneário Camboriú, líder do ranking 2009 da Fecasurf nas categorias junior e mirim.