Laguna

Boas ondas marcaram o primeiro dia do South to South Santa Marta Pro no Cabo de Santa Marta, em Laguna, ontem. O evento nível 5 da ASP, o circuito mundial de surfe, conta com grandes nomes do esporte. As primeiras disputas ocorreram na Praia do Cardoso.

Um total de 128 surfistas inscreveu-se para disputar os US$ 120.000 e dois mil pontos no ranking de acesso para a elite do ASP World Tour, com 56 deles competindo nas 12 baterias da primeira fase programada para ontem.

O catarinense Ricardo dos Santos fez a melhor apresentação do primeiro dia, conseguindo uma nota 9,5 logo na primeira onda que surfou. Ainda pegou uma outra muito boa que valeu nota 7,27 para fechar o maior placar do campeonato em 16,77 pontos de 20 possíveis. Estas são as marcas a serem batidas até domingo no Farol de Santa Marta.

Outra atração na abertura do South to South Santa Marta Pro foi o catarinense Teco Padaratz, duas vezes campeão mundial do WQS, em 1992 e 1999, que participa com convite especial da Mídia Express, agência organizadora do evento inédito em Laguna. Ele já abandonou as competições há muito tempo, mas honrou o convite estreando com vitória sobre o surfista de Fernando de Noronha (PE) Patrick Tamberg, e o gaúcho Robson Borba, que acabou eliminado da disputa.