Lauro Müller/Bom Jardim da Serra 

O fluxo de veículos na Serra do Rio do Rastro (SC-390) será interditado no próximo dia 1º, um sábado, para motocicletas, automóveis e caminhões das 6 às 13h e das 15 às 20h. Para caminhões, o trecho ficará fechado das 6 às 20h. A medida especial será adotada devido a uma maratona, o Mizuno Uphill, que já organizou edições anteriores no mesmo ponto.

As pré-inscrições – no valor de R$ 20 – estão abertas desde o ano passado. Serão mais de sete mil atletas. A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) do posto do Guatá, em Lauro Müller e do posto do Mirante, em Bom Jardim da Serra, fará o controle do tráfego. Os policiais pedem que os motoristas evitem utilizar o trecho neste dia devido ao longo período da prova.

O compromisso, segundo a organização do evento, é colaborar com a preservação da Serra do Rio do Rastro – palco principal da Uphill -, a Mizuno, marca idealizadora e mantenedora do projeto, faz a doação do valor das inscrições para ONGs que têm como objetivo organizar e divulgar o turismo na região.

A Mizuno Uphill é disputada em três distâncias: 42 km, 25 km e Desafio Samurai 67 km (atletas que participam dos dois percursos). E partir desse ano, a prova passou a contar com o Permit nível Prata, oficializado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), exigindo uma série de requisitos, inclusive teste antidoping para os primeiros colocados. “Trabalhamos para tornar a Uphill uma prova ainda mais desejada pelos corredores e para oferecer um evento de padrão internacional”, diz Felipe Gentil, gerente-geral da Mizuno do Brasil. São 256 curvas em uma das vistas mais bonitas do Brasil.