Foto: Divulgação/Notisul
Foto: Divulgação/Notisul

São Paulo (SP)

A cidade de São Paulo será o foco das atenções de atletas de todo o país neste fim de semana. Sede da etapa nacional do Gymnasiade, a capital paulista recebe mais de dois esportistas com idades entre 15 e 18 anos, que buscam sua vaga na delegação que defenderá o Brasil na disputa 2018 da competição escolar. Ao todo, dez modalidades selecionam representantes: ginásticas rítmica, aeróbica e artística; natação, judô, luta olímpica, atletismo, xadrez, taekwondo e karatê, que conta com seis atletas de Tubarão.

“Sei que será uma seletiva muito difícil, pois no kata classificam apenas os três primeiros e no kumitê somente o campeão de cada categoria. Além disso, nossa equipe é jovem, com atletas de 14 e 15 anos. Mas estou confiante que teremos classificados, todos possuem nível técnico para isso, vai depender do momento”, revela o treinador da equipe Impacto/FME de Tubarão, Fabricio de Souza.
O grupo ainda não comemorou a classificação de nenhum atleta para a Gymnasiade, a conquista da vaga seria um sonho realizado para os jovens karatecas, que não medirão esforços para alcançar o objetivo.

“Estou bem confiante e sinto que a equipe está muito preparada para conquistar a vaga para o Mundial Escolar. Vamos aproveitar o momento e a sensação de friozinho na barriga para fazer o que gostamos e treinamos tanto”, comenta Isadora Candido Hanel.

Além de Isadora, Nícolas de Souza, Alice Miranda, Carlos Xavier, Alice de Souza e Ericka Duarte Nascimento representam a Cidade Azul na importante competição.

“Para mim é extraordinário participar desta seletiva. Já estive muito mais longe e não sentia confiança em mim, após passar por diferentes obstáculos, sei que a competição será muito importante para minha vida, família e amigos, que sempre me incentivaram. Será mais uma batalha para mostrar a mim mesmo que sou mais do que imaginei”, conta Carlos.

O nervosismo é inevitável diante da grandeza da competição. Os classificados estarão na delegação brasileira que representará o Brasil no Mundial em Marrakesh, no Marrocos, entre os dias 2 e 9 de maio.

“Estou bem ansiosa e um pouquinho nervosa, afinal é uma competição super importante e bem difícil, mas estou muito confiante em mim e na equipe, pois treinamos muito para isso e tenho certeza de que virão bons resultados”, reconhece Ericka.

Alice Miranda também está confiante e acredita estar preparada para os desafios do fim de semana. E sabe que voltará com muito mais experiência da disputa, considerada de nível extremamente alto. Alice e Nícolas são os mais novos em suas categorias, que promete grandes desempenhos. “Sei que será um campeonato árduo, porém, tenho plena confiança de que tenho chances de ganhar esta vaga”, afirma confiante. O grupo passa, a partir desta quinta-feira, por credenciamento, pesagem e congresso técnico. No sábado entram em cena para mais uma importante competição.