Garopaba é o perfeito pano de fundo para uma competição de Triathlon. Foto: Fetrisc/Divulgação
Garopaba é o perfeito pano de fundo para uma competição de Triathlon. Foto: Fetrisc/Divulgação

Alex Bondan
Garopaba

São 26 anos ininterruptos do Triathlon de Garopaba. Ao lado do Triathlon do Exército, em Vitória (ES), é a prova mais antiga da modalidade no Brasil. Neste domingo, alguns dos mais rápidos e resistentes atletas do Brasil estarão na Capital Catarinense do Surfe. A prova tem início com a natação, com largada às 7h, na avenida dos Pescadores, em frente à praia.

O evento também é seletiva para a Grande Final da Copa Brasil para atletas federados e que tenham conquistado até o 3º lugar. “Garopaba tem uma praia de baía bem calma, exceto com um vento Nordeste muito forte. O asfalto acaba na areia e a cidade é linda”, convida a fundadora da Federação Catarinense de Triathlon (Fetrisc), Nayda Freitas.

Garopaba oferecerá suas belezas naturais para as disputas de natação, ciclismo e corrida, respectivamente. Com o crescimento da cidade, ao longo desses 26 anos surgiram algumas dificuldades, de acordo com Nayda. “Mais habitantes, trânsito e, infelizmente, intolerância. Todos dizem que amam o esporte, mas quando ficam impedidos por uma hora e meia (tempo da prova), no domingo, de transitar normalmente com seus carros, enlouquecem e se posicionam contra o evento”, desabafa.

Depois da natação, o percurso de ciclismo do Triathlon tem 20 km, em seis voltas, da Gelomel até a Loja da Mormaii. A corrida é pela rua César Gazola Lopes e tem três voltas, totalizando cinco km. “Nós, da Fetrisc, e a prefeitura estudamos uma alternativa de percurso para as próximas edições. Se os 600 metros de lajotas da estrada do Siriú fossem asfaltados como o resto da via, poderíamos reduzir os entraves da urbanização com a realização do ciclismo e corrida ali”, finaliza.

Depois da prova dos adultos rola a prova infantil – de 6 a 13 anos. O término está previsto para as 10h e a premiação para o meio-dia. Para esta prova, a Fetrisc conta com o apoio da prefeitura de Garopaba, por meio da Secretaria de Esportes, Hammerhead, Hotel Garopaba, Restaurante do Vilson, Tri Bikes, 3 T, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.