Associação Tubaronense de Judô/Divulgação/Notisul
Associação Tubaronense de Judô/Divulgação/Notisul

Tubarão

O professor Jaison Tavares, técnico da Associação Tubaronense de Judô, foi aprovado na primeira fase do curso inédito de formação de treinadores. Promovida pela parceria entre CBJ e IJF e selecionada para a segunda etapa, a formação ocorre no período de 17 a 22 deste mês, em Pindamonhangaba. 

Professores da IJF Academy ministrarão o curso prático para treinadores e árbitros brasileiros.

Iniciativa inédita da Confederação Brasileira de Judô, em parceria com a Federação Internacional de Judô e o Comitê Olímpico do Brasil, por meio do Programa Solidariedade Olímpica do COI, trará ao país, pela primeira vez, um dos cursos da IJF Academy.

As aulas serão ministradas por professores da própria academia da FIJ, como o romeno Daniel Lascau, diretor esportivo da Federação Internacional e campeão mundial em 1991, e o japonês Sanshiro Yamamoto, especialista em Kata e membro do departamento de graduação do Instituto Kodokan.

Essa fase é restrita aos treinadores que já concluíram as aulas teóricas online. A turma será formada por 20 alunos brasileiros (14 técnicos e seis árbitros), mais três estrangeiros da Grécia, Argentina e Uruguai.  

O módulo Instrutor destina-se a auxiliar treinadores com atletas jovens e iniciantes, que competem, sobretudo, em nível nacional. O programa desse curso engloba disciplinas teóricas, habilidades práticas de treinador e oferece mecanismos para que os técnicos continuem aprendendo. 

Tavares atua como técnico da Fundação Municipal de Esportes de Tubarão há mais de uma década, e desenvolve um trabalho de base na Academia Tokage, que é especializada em judô infantil. Os alunos adultos também atuam em instituições como a Combemtu, Stan, ETCT. 

IJF Academy

A IJF Academy foi criada pela Federação Internacional de Judô, com o objetivo de educar treinadores, profissionais ligados ao esporte e também para ajudar ex-atletas a continuar seu caminho na modalidade.

A Academia é uma importante ferramenta de disseminação do conhecimento e dos valores do judô no mundo.