Rafael Andrade
Tubarão

No dia 22 de dezembro de 1918, um grupo de amigos tubaronenses, amantes do futebol, participou de uma reunião no clube Sete de Julho e decidiu fundar o Hercílio Luz Futebol Clube. O nome do clube homenageia o governador de Santa Catarina à época. Na próxima terça-feira, o Leão do Sul, assim batizado pela torcida, completa 91 anos de existência.

O estádio Doutor Anibal Torres Costa, hoje com capacidade para 15 mil torcedores, é a ‘casa’ do time tubaronense. Mas os primeiros jogos do Leão eram disputados no centro, na região do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em um campo sem arquibancadas. Na década de 40, o engenheiro doutorado da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina Anibal Torres Costa doou um terreno no bairro Santo Antônio de Pádua. Ali, foi construído o estádio da equipe colorada.

A festa de 91 anos será comemorada no Anibal Costa. Inicia às 20 horas, com ampla programação. “A torcida pode participar, vai ser servido um coquetel e um bolo. É tempo de confraternizarmos”, convida o vice-presidente do clube, Nardilei Piucco.
Após os parabéns, inicia o tão aguardado sorteio de um Gol zero quilômetro. Mais de 200 cartelas já foram vendidas, 300 foram colocadas à venda. “A torcida pode colaborar e comprar as últimas cartelas durante a festa”, avisa Piucco.
A diretoria do Leão ainda planeja uma queima de fogos para fechar a festa em grande estilo.