A mais rica e próspera liga nacional do mundo, a Premier League – em sua 118ª edição -, tem conquistado cada vez mais o público brasileiro. O campeonato inglês nunca esteve tão em alta no Brasil, com uma crescente a cada edição.

A Premier League iniciou no dia 10 deste mês e termina em 20 de maio de 2020. A novidade desta temporada é o fato de ser, entre os principais torneios da Europa, a primeira a utilizar o VAR, o árbitro de vídeo. 

A edição é marcante para o Brasil, pois nunca houve tantos jogadores nascidos no país ‘verde e amarelo’ em gramados britânicos. Afinal são 22 atletas na primeira divisão. Os recentes contratados são os atacantes Wesley e Joelinton –  transferências mais caras das histórias de Aston Villa e Newcastle, respectivamente. Mais de 1 milhão de pessoas foram impactadas pelo jogo Tottenham x Aston Villa, na estreia do campeonato. 

Mas no que diz respeito ao sentimento da torcida em relação à grandeza dos times, o Manchester United continua soberano. Isso é o que indica pesquisa feita pela Betway, empresa de apostas esportivas,  com mais de 3,5 mil fãs de futebol.

O Reino Unido conduziu uma pesquisa com mais de 35 mil fãs de futebol para descobrir o que eles acham que faz de um clube um grande clube. A pesquisa divulgada pela Betway apontou os 20 maiores clubes da Inglaterra, baseados em 10 quesitos. O que faz um clube ser grande? 

A história

Campeões do futebol inglês são os vencedores do maior campeonato de futebol da Inglaterra, atualmente é a Premier League. A primeira competição de futebol totalmente profissional teve seus primeiros anos dominada por equipes do Norte e de Midlands, onde o profissionalismo foi adotado mais rapidamente que no Sul.

 

Seu status de principal liga do país foi reforçado em 1892, quando a rival Football Alliance foi absorvida pela Football League. Os antigos clubes da Aliança passaram a compor uma segunda divisão, na qual a promoção para a liga superior poderia ser conquistada.

Nenhum clube do sul foi campeão até 1931, quando o Arsenal de Herbert Chapman garantiu o título. O Arsenal marcou 127 gols na campanha, um recorde dentre os campeões (embora o vice-campeão, Aston Villa, tenha marcado um gol a mais, recorde da primeira divisão).

As regras que estipulavam um teto salarial para os jogadores foram abolidas em 1961. Isto resultou em uma mudança de poder para clubes maiores, tipicamente de grandes cidades. As condições financeiras tiveram uma influência ainda maior a partir de 1992, quando as equipes da primeira divisão desertaram para a formação da FA Premier League.

Esta substituiu a Football League First Division como a de mais alto nível do futebol na Inglaterra, devido a uma série de contratos de televisão progressivamente maiores, que colocaram mais dinheiro nas mãos dos grandes clubes de uma forma até então sem precedentes.

Ibrahimovic manda recado ao Manchester United: “Se precisa de mim, aqui estou”

Sempre com boas entrevistas, Zlatan Ibrahimovic vira capa dos jornais europeus quando dá entrevista. Desta vez não foi diferente. E o diário Marca repercutiu a frase do sueco sobre um possível retorno ao Manchester United.

 

Questionado sobre a antigo clube, ele abriu as portas para um volta ao Old Trafford:”Poderia jogar sem problemas na Premier League. Se o Manchester United precisa de mim, aqui estou”, afirmou Ibra, que logo completou: “Masestou no Galaxy, sinto muito”, finalizou.

Aos 37 anos, Ibrahimovic está na segunda temporada pelos LA Galaxy e apresenta números fantásticos. Até o momento, são 44 gols marcados em 49 jogos. Na atual, anotou 22 em 22 partidas em campo.