Praia do Cardoso será palco de competição em 2017   -  Foto:Rafa Shot/Divulgação/Notisul
Praia do Cardoso será palco de competição em 2017 - Foto:Rafa Shot/Divulgação/Notisul

Laguna

Os representantes da World Surf League (WSL) divulgaram a sua proposta de calendário para o próximo ano. No Brasil, além da mudança da etapa do Championship Tour do Rio de Janeiro para Saquarema, no Rio de Janeiro, a principal novidade é a inclusão da praia do Cardoso, em Laguna, Santa Catarina, na divisão de acesso ao Big Wave Tour, o circuito mundial de ondas grandes.

A janela de espera do Big Wave Paddle-In Challenge será aberta no dia 10 de julho e vai até 15 de outubro. Por outro lado, mais duas etapas fazem parte do Big Wave Tour Qualifying (BWQS): o Oregon Pro, no Oregon, nos Estados Unidos, e o Punta Galea Pro, no País Basco.

Já a divisão de elite do BWT terá cinco etapas (Punta Lobos, Pico Alto, Puerto Escondido, Pe’ahi e Todos Santos). O primeiro evento da WSL programado para ocorrer no Brasil em 2017 é a Praia do Forte Pro, etapa baiana com status QS1.500 que terá as categorias masculina e feminina. A competição está marcada para ‘rolar’ entre 25 e 30 de abril.

E entre os dias 1º e 7 de maio será a vez do QS10.000 em Maresias, São Sebastião, em São Paulo.

Entre os dias 9 e 20 do mesmo mês, Saquarema, no Rio de Janeiro, recebe o Rio Pro, quarta etapa do Championship Tour.

E por fim, entre  24 a 29 de outubro, será a vez da praia da Joaquina, em Florianópolis, receber o Hang Loose Pro Contest, QS6.000, que permanece no calendário da WSL.