Atleta levanta pneu de caminhão em treino   -  Foto:Maicon Fernandes/Divulgação/Notisul
Atleta levanta pneu de caminhão em treino - Foto:Maicon Fernandes/Divulgação/Notisul

Tubarão

Se você pensa que os treinos nas academias são todos iguais com aparelhos como bicicleta ergométrica, supino, esteira e leg press está errado! Além desses instrumentos que ajudam a realizar exercícios físicos, os frequentadores agora suam para levantar também pneus de caminhão, por exemplo.

Conforme o educador físico da Arena Fitness Treinamento Funcional, de Tubarão, Maicon Fernandes, se executar o levantamento de pneu de forma correta, o praticante trabalha o quadríceps, os posteriores, adutores e as coxas.

“Quando levantar é necessário concentrar  e fazer a força nas pernas e não na lombar, porque se não for desta forma as dores aparecem depois. Esse tipo de exercício precisa respeitar o limite do praticante para reduzir o risco de lesões”, explica. 

De certa forma, erguer pneus ajuda a trabalhar a musculatura mais profunda do corpo, pois os aparelhos de musculação trabalham o músculo superficial. Outro exercício que está em alta é a corrida com peso. O movimento faz com que o atleta consiga ter ou manter a explosão física, porém, ele enfrentará uma resistência maior. 

“Correr com peso é bom por diversos fatores, um deles é por causa da elevação da frequência cardíaca. Vejo os exercícios de cinto de tração, como a corrida com peso, benéficos para trabalhos de explosão, condicionamento, força nos membros inferiores e o fortalecimento deles”, assegura.

Com o peso preso ao corpo, a pessoa precisa fazer mais força para repetir os movimentos. A dinâmica é semelhante aos trabalhos feitos com pesos presos aos tornozelos (bastante comuns no vôlei) ou com pequenos paraquedas (usados em treinos de velocidade no futebol, por exemplo).