Denis treina diariamente entre 3 a 4 horas  -  Foto:Jailson Vieira/Notisul
Denis treina diariamente entre 3 a 4 horas - Foto:Jailson Vieira/Notisul

Jailson Vieira
Tubarão

O paulista Denis Pitigliane, 20, é um dos favoritos ao título na categoria ‘amador’ do 1º Campeonato da Pista Estilo Plaza, que será disputado na pista de skate do bairro Vila Moema, em Tubarão. A competição ocorre amanhã, a partir das 9 horas. As disputas rolam até o fim da tarde. A expectativa é que mais de 200 skatistas participem nas classes mirim, iniciante e amador.

Pitigliane reside na Cidade Azul há uma década. Iniciou sua trajetória no esporte radical aos 4 anos, incentivado por dois irmãos mais velhos e, desde então, o amor pelo ‘brinquedo de quatro rodas’ só cresceu. “Este será o primeiro evento nesta pista, mas, apesar de ser um campeonato, não entro para competir, busco dar o meu melhor e, se não alcançar o resultado, partimos para outra. O skate é um estilo de vida, uma diversão e também um trabalho. Na competição de sábado (amanhã), o bom será reencontrar amigos de diversos lugares do Brasil”, destaca.

São esperados atletas de diversas regiões de Santa Catarina, também dos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. “Faltava uma competição como esta para Tubarão. Acredito que este campeonato dará um ‘up’ à cidade, que necessitava de eventos como este. Os mais disputados no cenário nacional no skate brasileiro são em Belo Horizonte e em São Paulo, porém, a Cidade Azul não deverá nada a ninguém a partir de agora”, enfatiza o paulista. 

Denis já participou de mais de 100 disputas oficiais e foi premiado em boa parte deles. Nos últimos anos, conquistou o Catarinense na categoria amador, campeão regional Sul – Brasileiro do Red Bull Minimania, em Curitiba, e vice-campeão nacional no mesmo campeonato, em Belo Horizonte. Não há limite de idade para participar. A inscrição pode ser feita minutos antes das manobras.

Estrutura de ‘gente grande’
A nova pista de skate estilo Plaza é considerada um lugar de ‘encher os olhos’ pela maioria dos skatistas. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Urbanismo da prefeitura e pela Associação Tubaronense de SkateBoard (ATSB). É uma área de 1.956 metros quadrados, à disposição para receber atletas da região, ser palco de campeonatos e apresentação de profissionais.